AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Operação da PF no Amapá e em Londres investiga corrupção para concessão de ferrovia

Agentes da Polícia Federal em parceria com a a Scotland Yard em Londres, no Reino Unido, cumpriram nesta quinta-feira (14) mandados de busca e apreensão para investigar um esquema internacional envolvendo a concessão, em 2013, da Estrada de Ferro Amapá (EFA) para uma empresa multinacional do ramo da mineração.

A operação Sem Fronteiras é um desdobramento da Caminho de Ferro, ocorrida em 2016, e que iniciou a apuração das denúncias descobrindo suposto pagamento de 5 milhões de dólares por empresários da mineradora a intermediários do deputado Júnior Favacho, na época presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), responsável por aprovar, na época, a anuência da concessão.

Na ação desta quarta-feira, a PF não informou os nomes dos alvos dos mandados.

“Nesta fase da investigação, a Polícia Federal visa colher novos elementos de provas para apurar a participação do denominado núcleo internacional, o qual é composto por empresários e consultores internacionais, que residem no Reino Unido, e teriam envolvimento com a empresa estrangeira e os fatos investigados”, detalhou a PF.

Os dois mandados cumpridos em Londres foram expedidos pela Justiça Federal do Amapá e integram um acordo de cooperação entre Brasil e Reino Unido permitiu o cumprimento.

Do G1 Amapá

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: