Hoje é Dia Mundial de Luta contra a Malária

QUE SE COMEMORA NO DIA 25 DE ABRIL:

  • Dia do Contabilista e da Contabilidade [No Brasil, o Dia do Contador se comemora no dia 22 de setembro porque neste dia, em 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.º 7.988, que dispõe sobre o ensino superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, criando no país o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis].
  • Dia do Despachante Aduaneiro [Pela sua importância, a FEADUANEIROS – Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros – baixou uma resolução, em 6 de maio de 2006, oficializando o dia 25 de abril como o Dia Nacional do Despachante Aduaneiro, uma vez que a categoria responde por 97% das operações de desembaraço de comércio internacional, ou seja, quase a totalidade].
  • Dia Mundial do Pinguim [O World Penguin Day foi criado com o objetivo de promover a conservação destas aves. É uma data que acaba se confundindo com o Penguin Awareness Day (Dia Internacional da Consciência dos Pinguins), celebrado em 20 de Janeiro. Pinguins são considerados um dos animais mais fiéis de todo o reino. No oceanário de Lisboa, um casal de Pinguins-de-Magalhães completou 25 anos de “casados” em 2014. Apesar de viverem em regiões muito frias, a temperatura normal do corpo de um pinguim é de aproximadamente 38ºC].
  • Dia do DNA [É um evento anual e mundial, criado no 108th Congresso Americano, em 25 de Abril de 2003, em razão dos 50 anos da publicação da descrição da molécula do DNA, em 1953, por Watson e Crick, que publicam na prestigiosa revista Nature o trabalho demonstrando que a molécula do DNA tem a estrutura de dupla hélice. Foi um feito marcante na história da GENÉTICA e o início da BIOLOGIA MOLECULAR, disciplinas fundamentais para as ciências biológicas e da saúde].
  • Dia Mundial de Luta contra a Malária [Data estabelecida em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o reconhecimento aos esforços globais para o controle efetivo da doença. Além das medidas direcionadas à redução de casos, outra ação essencial a ser lembrada é o acompanhamento de pacientes, bem como o monitoramento de eventos adversos provocados pelo uso de medicamentos utilizados no tratamento da malária. A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários e transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles, que têm preferência por: água limpa, sombreada e parada para sua proliferação, quando já instalada a doença, o indivíduo tem como sintoma: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia e delírios].

– Criado o bloco afro Olodum – 1979 [O Olodum é uma escola de tambores afro-brasileiro da cidade de Salvador, na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada].

  • Morre, no Rio de Janeiro, aos 20 anos, o poeta Manuel Álvares de Azevedo (25/04/1852). Conhecido também como “Maneco” pelos amigos mais próximos, familiares e admiradores de sua obra, foi um escritor da segunda geração romântica, contista, dramaturgo, poeta, ensaísta e expoente da literatura gótica brasileira, autor de Noite na Taverna e da coletânea poética Lira dos Vinte Anos. O poeta nasceu em 12 de setembro de 1831, São Paulo.
  • Dia de São Marcos Evangelista [Foi discípulo do apóstolo Paulo de Tarso e posteriormente de Pedro. É tradicionalmente considerado como o autor de um dos Evangelhos. Ele é também um dos Setenta Discípulos e venerado como santo por várias igrejas cristãs, dentre as quais a católica, a ortodoxa e a copta, a qual o considera propriamente o patriarca, fundador da Igreja de Alexandria, uma das principais sés do cristianismo primitivo].
    ……………………………………
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.