Hoje é Dia da cozinheira

DIA 10 DE MAIO DE 2022:

  • Criação do Supremo Tribunal Federal – STF em 10 de maio de 1808 [O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro. Acumula tanto competências típicas de uma suprema corte, ou seja, um tribunal de última instância, como as de um tribunal constitucional, isto é, aquele que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos].
  • Dia da Cavalaria [Em homenagem ao nascimento do marechal Osório (Manoel Luiz Osório), que nasceu em 10 de maio de 1808, no município que hoje leva seu nome: Osório, no Rio Grande do Sul. Praça aos quinze anos, lutou em todas as guerras de sua época: Guerra da Independência (contra tropas portuguesas), Guerra da Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra contra Oribe e Rosas e Guerra contra Aguirre. Por fim, lutou nas principais batalhas da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. Destacou-se na Batalha de Tuiuti, a “Batalha dos Patronos”. Chegou a cursar a Escola Militar, mas sua formação teórica foi interrompida pela Guerra da Cisplatina. Obteve as promoções até o mais alto posto, marechal do Exército Imperial, sempre por bravura e serviços. Além de militar, foi político atuante, sendo um dos principais líderes do Partido Liberal e Monarquista. Pelos seus serviços ao Brasil, recebeu o título de Marquês do Herval. Foi declarado o patrono da Arma de Cavalaria em 1962].
  • Dia do Campo [O Dia do Campo é comemorado anualmente em 10 de maio. Em algumas regiões do Brasil, no entanto, a data pode ser celebrada no dia 5 de maio. A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade].
  • Dia da Cozinheira [O Dia do Cozinheiro ou Dia da Cozinheira é celebrado em todo o Brasil no dia 10 de maio. Esta data serve para homenagear a pessoa, seja ela profissional ou não, que se dedica à arte de preparar comidas da forma mais deliciosa e agradável possível. Os cozinheiros podem trabalhar em diferentes locais, como restaurantes, hospitais, empresas, escolas ou até mesmo em casa no preparo de refeições para suas famílias. Os cozinheiros das escolas tem uma data exclusiva, no Dia do(a) Merendeiro(a) Escolar, comemorado em 30 de outubro].
  • Dia Nacional do Guia de Turismo [10 de maio é a data que homenageia os profissionais que se dedicam a auxiliar os turistas durante as viagens, apresentando os pontos turísticos e o que há de melhor em cada atrativo. O guia de turismo é o profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos. Simpatia e carisma com os turistas, além de conhecimento sobre a cultura e história dos locais visitados são alguns atributos do profissional. No Brasil, a regulamentação da profissão pela lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993 foi uma das grandes conquistas dos guias que têm se confirmado cada vez mais como importantes parceiros dos viajantes].
  • Dia Mundial do Frango [É comemorado por todo o mundo o Dia Mundial do Frango, a 10 de maio, data que foi estabelecida pelo Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês) para celebrar a proteína animal mais consumida atualmente em todo o planeta].
  • Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus [Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos seus primeiros sintomas (dor nas articulações, fadiga, inchaço, febre, vermelhidão na face) para que possam começar com o tratamento antecipadamente. A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar a população sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença. O lúpus é uma doença genética (não hereditária), o que quer dizer que há pessoas que estão predispostas a tê-la, mas não significa que uma mãe com lúpus terá um filho com a mesma doença. O lúpus pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais, é autoimune, não contagioso, infeccioso ou maligno, mas sim crônico. Não existe cura para o lúpus, no entanto, pode ser controlado, de modo a manter a qualidade de vida do paciente].
  • Morre, em 10 de maio de 1946, no Rio de Janeiro, o poeta maranhense Catulo da Paixão Cearense, autor de Luar do Sertão, nascido em São Luís, Maranhão, em 8 de outubro de 1863. Foi poeta e compositor. Interrompeu os estudos, em 1882, para ser cantador. Já havia composto, em 1880, sua primeira modinha famosa, Ao Luar. Em 1885 tornou-se professor de português dos filhos do Conselheiro Gaspar da Silveira Martins. Na década de 1910 continuou trabalhando como professor. Em 1908 protagonizou audição de modinhas e violão no Instituto Nacional de Música. Compôs o primeiro poema, O Marrueiro, em 1912. Dois anos depois, fez recital de modinhas no Palácio do Catete, convidado pelo então presidente Hermes da Fonseca e sua esposa.
  • Dia de Santo Antonino [Antonino de Florença, O.P., (Antônio de Florença, Antonio Pierozzi, também chamado De Forciglioni), foi um frade dominicano italiano, que se tornou Arcebispo de Florença, nascido em 1º de março de 1389 e falecido em 2 de maio de 1459, sendo que o Papa Pio II realizou o seu funeral. É venerado como santo pela Igreja Católica. Sua Canonização aconteceu em 31 de maio de 1523, em Roma, pelo Papa Adriano VI. Tem a sua festa litúrgica em 2 e em 10 de maio].
    …………………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.