Educa

Governo do Estado e Ijoma se unem para fortalecer o tratamento contra o câncer

Na tarde da última quarta-feira, 14, o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, e seus adjuntos, Fernando Nascimento e Joel Brito, realizaram uma reunião com o presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), padre Paulo Roberto, com o objetivo de firmar parceria entre Sesa e Ijoma no atendimento oncológico da região.

Os gestores da saúde pretendem priorizar o atendimento às vítimas do câncer, com o objetivo implantar as políticas de controle da doença já desenvolvidas pelo Ijoma, e assim tornar o Amapá um estado de referência nas ações de assistência oncológica, que incluem a prevenção, detecção precoce, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

De acordo o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Fernando Nascimento, a iniciativa é estreitar laços cada vez mais fortes com o Ijoma, para juntos realizarem ações integradas no atendimento oconlógico. "Nós queremos quebrar aquele clima de litígio entre o Ijoma e o poder público, por conta das dificuldades dos gestores que nos antecederam em dialogar, porque o objetivo do Instituto é o nosso objetivo, que é ajudar as pessoas que estão doentes, as pessoas que tem câncer, e nós pensamos igual a eles", afirmou Fernando.

Na ocasião, o presidente do Ijoma fez o convite aos três secretários para conhecer o Hospital de Câncer de Barretos, que é referência mundial no tratamento da doença. Eles pretendem firmar um convênio para que seja viabilizado aos pacientes, bem como priorizar a transferência de pacientes da oconpediatria, direto do Estado do Amapá, por meio do Ijoma, para o Hospital de Barretos.

"Essa é a primeira vez que um colegiado de secretários ouvem as necessidades do Ijoma. Com essa atitude já estamos dando o primeiro passo para ações imediatas aos pacientes com câncer", relata Padre Paulo. Além disso, os gestores pretendem idealizar um plantão social, buscando parceria com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, para dar atenção especial aos pacientes que moram no interior do Estado e adjacentes, prestando assistência social, alimentação e moradia.

"Quem tem câncer tem pressa e não pode esperar, por conta disso nós estamos juntos nessa luta. A Secretaria de Estado da Saúde e uma organização não governamental, como o Ijoma que dá apoio à esses pacientes", relatou o secretário.

Visita técnica
Na manhã desta sexta-feira, 16, a partir das 10h os Secretários de Estado da Saúde, juntamente com o presidente do Ijoma, padre Paulo Roberto, irão realizar uma visita técnica na Unacon. O objetivo é dar apoio imediato e emergencial à unidade, ver de perto as deficiências do ambiente e restabelecer um atendimento humanizado aos pacientes.

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.