Marcha das Margaridas mobiliza trabalhadoras rurais e das florestas

Na tarde desta sexta-feira, 16, a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres esteve em reunião com a Federação dos Agricultores e representantes das mulheres rurais dos municípios do Amapá. O objetivo foi ouvir as demandas e traçar planos sobre a organização da Marcha das Margaridas, que é realizada nacionalmente a cada quatro anos.

A reunião contou com a presença de representantes dos municípios de Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Calçoene, Porto Grande, Mazagão e Laranjal do Jari. "A importância desse encontro é trazermos as mulheres rurais para conhecer as políticas públicas que são direito delas", afirmou a representante de Ferreira Gomes, Telma Cristina.

Maria Silvanda Duarte, secretária extraordinária de Políticas para Mulheres, espera a ajuda de coordenadoras de cada município para organizar as trabalhadoras que moram nas áreas mais distantes do Estado. "Nós seguimos a linha de diálogo que o governador Waldez está desempenhando. Vamos trabalhar juntamente com as representantes dos municípios para poder realizar o projeto com perfeição", concluiu Silvanda.

Marcha das Margaridas

O lançamento oficial da 5ª Marcha das Margaridas no Amapá acontecerá no dia 7 de fevereiro. Esse evento consiste na maior mobilização brasileira das trabalhadoras rurais e da floresta. O movimento tem esse nome pois homenageia a trabalhadora rural e líder sindical, Margarida Maria Alves, que combateu o analfabetismo, lutou pela reforma agrária e foi morta em 1983 por usineiros na Paraíba.

Este ano a marcha nacional será realizada nos dias 11 e 12 de agosto e traz como tema "Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade".

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.