Prefeito de Macapá recebe autoridades francesas e estreita diálogo sobre cooperação

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniu na manhã desta sexta-feira, 23, com o ministro-conselheiro da Embaixada da França, Gael Maisonneuve; o cônsul honorário Jean François Le Comec; o futuro cônsul Alain Crais, e secretários municipais, para tratar sobre a próxima reunião da Comissão Mista Transfronteiriça.

A reunião funcionou como um preparativo para o encontro franco-brasileiro, que ocorre anualmente e debate assuntos específicos que contribuem para o desenvolvimento entre as duas fronteiras, sobretudo, a partir do funcionamento da ponte binacional, que ligará o Amapá à cidade de Saint Georges, na Guiana Francesa.

Na ocasião, o prefeito levantou possibilidades de cooperação entre as duas regiões sob diversos âmbitos, entre eles educação, Amazônia, saúde e desenvolvimento econômico. Uma das propostas de Clécio Luís foi a parceria com o projeto que prevê a transformação do Parque Zoobotânico de Macapá em um bioparque da Amazônia.

“O Parque Zoobotânico é o maior parque urbano do país. Com 114 hectares, possui, além da flora, uma amostra de 60 espécies de animais. Elaboramos um projeto para transformá-lo em um símbolo da nossa região. A parceria pode ser um marco da cooperação franco-brasileira na Amazônia”, disse o prefeito.

O ministro-conselheiro da Embaixada da França, Gael Maisonneuve, avaliou positivamente a proposta e sinalizou interesse em discutir a parceria. “O objetivo da nossa visita é preparar para a reunião da Comissão Mista Transfronteiriça, promover e iniciar o debate para ações que poderão alavancar o desenvolvimento econômico e social da fronteira”, destacou.

O ministro ainda informou sobre o congresso franco-brasileiro, que ocorrerá entre professores da língua francesa, na capital amapaense, e que reunirá cerca de 600 educadores. Uma oportunidade para estreitar ainda mais o debate sobre a cooperação também no setor educacional.

Ao fim do encontro, o prefeito Clécio Luís informou que no próximo mês deve visitar a cidade de Kouru, na Guiana Francesa, e se dispôs a avançar o diálogo junto às autoridades locais.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Contato: 99111-3800

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.