AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Atividades do nutricionista em UTI serão discutidas no Congresso Norte e Nordeste de Medicina Intensiva

As atividades do nutricionista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão temas de cursos, conferências e debates envolvendo especialistas do Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, no 10° Congresso Norte e Nordeste de Medicina Intensiva (CONNEMI), que será realizado no próximo mês, nos dias 24 e 25 de abril, em Manaus, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Dentro da equipe multiprofissional, o nutricionista atua na manutenção ou recuperação do estado nutricional dos pacientes críticos. Esse trabalho contribui de forma significativa para a recuperação do estado clínico e pode diminuir o tempo de internação do doente.

A representante de Nutrição da Comissão Científica do CONNEMI, a nutricionista clínica Katiucia Naiara Rosas, afirma que a terapia nutricional já é parte integrante da assistência aos pacientes críticos. Segundo ela, esta compreensão será ainda mais solidificada com a participação de profissionais e estudantes da área no Congresso.

“A terapia nutricional atualmente é a chave para obtermos sucesso no tempo de hospitalização e recuperação do paciente. As dificuldades encontradas, em muitas UTI’s do Amazonas, consistem na falta de informação a respeito dos benefícios da terapia nutricional bem conduzida. O CONNEMI é uma oportunidade única de trazer conhecimento científico e atualização de conteúdos para que nossa atuação, junto à equipe, se fortaleça ainda mais”, afirmou Katiucia.

Na programação do congresso haverá debates sobre “Terapia Nutricional no Paciente Oncológico”; “Terapia Nutricional Enteral no Paciente Crítico”; “Composição corporal no Paciente Crítico”; “Nutrição no Prematuro Extremo”; “A participação do Nutricionista na UTI”; entre outros. Além disso, os assuntos mais atuais e frequentes da área ganharão um espaço exclusivo na mesa redonda “Ecos do Simpósio AMIB”.

Os palestrantes serão o médico especialista em Pediatria e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Alexandre Miralha; o médico especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Diogo Toledo; a fonoaudióloga do Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), Edmara Soares; e o coordenador da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e UTI do Hospital do Câncer do Ceará, Henrique Costa.

Além da nutricionista chefe da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Maria Carolina Dias; a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Maria Gonzalez; e a especialista em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), Valéria Abrahão.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: