AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Programação de aniversário da Fortaleza chama atenção para cuidados com o meio ambiente

Museu Fortaleza de São José de Macapá, maior monumento histórico do Amapá, completa 233 anos no dia 19 de março. Para comemorar a data, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou uma programação especial. Este ano o tema do aniversário é "Fortaleza e Sustentabilidade", que incentiva a população a refletir sobre o que cada um pode fazer pelo meio ambiente.

Dos dias 19 a 21 de março, o visitante pode apreciar exposições fotográficas e de artes plásticas, assistir apresentações de marabaixo e conhecer mais sobre a história da fortaleza, ao som de muita música regional.

A programação inicia com alvorada festiva, às 6h, e o tradicional parabéns será cantado às 9h. Durante o evento será lançado o livro "A Cultura Negra do Amapá: História, Tradição e Políticas Públicas", de autoria do professor Alci Jackson.

Em 2008, a Fortaleza foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil. Só este ano, cerca de quatro mil pessoas visitaram o monumento. Para o aniversário, o espaço está passando por uma revitalização. "Recebemos a Fortaleza totalmente abandonada e ao longo do ano estaremos recuperando o local para que o visitante sinta-se em um lugar bonito e cuidado", explicou o secretário de Cultura, Disney Silva.

"A Fortaleza de São José é maior referência cultural e histórica do Estado. O amapaense pode conhecer a história de seu povo neste evento, portanto convidamos todos a participarem", disse o gerente do Museu Fortaleza de São José, Valdeci Sampaio.

No decorrer do ano diversos eventos serão realizados na fortaleza, com o intuito de aproximar mais o visitante do monumento, como a Semana dos Museus que acontecerá em maio e a Primavera dos Museus, realizada em setembro. Também será retomado o projeto de educação e cidadania que leva estudantes para conhecer o Museu da Fortaleza de São José.

De acordo com Disney Silva, todo evento da agenda cultural vai ter programações que valorizam o artista amapaense procurando incluir todos os segmentos artísticos. No dia 19 também é comemorado o dia de São José, santo que dá o nome à fortaleza e é o padroeiro de Macapá e do Estado.

O Museu Fortaleza de São José de Macapá funciona de terça-feira a sábado, no horário de 8h às 17h30.

Sobre a Fortaleza

A Fortaleza de São José de Macapá foi construída pelos portugueses no século XVIII com o objetivo de resguardar a Foz do Rio Amazonas e a porção norte de seu território brasileiro da invasão por outras nações europeias e garantir o domínio da região. A execução da obra levou quase vinte anos, foi autorizada pelo Rei D. José I e projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio, sendo inaugurada em 1782. Participaram da construção oficiais e soldados, além de trabalhadores, escravos indígenas e africanos.

Do ponto de vista da engenharia militar, trata-se de uma fortaleza complexa e de grandes dimensões. Vista de cima, a Fortaleza de São José de Macapá tem formato parecido com o de uma estrela, pontuado por seus baluartes. Por sua magnitude, excepcional valor histórico e características arquitetônicas, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950, sendo inscrita no Livro do Tombo Histórico.

Durante os anos de 1997 a 2006, o monumento passou por um processo de revitalização. Em 2008 foi reconhecida como um museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), passando a ser denominada como Museu Fortaleza de São José de Macapá e hoje é considerada a principal referencia visual e simbólica da capital amapaense, representando um dos maiores atrativos turísticos do Estado do Amapá.

Programação:

Quinta-feira – 19

06:00 Alvorada Festiva com salva de fogos – Museu Fortaleza de São José de Macapá
07:30 Missa de São José de Macapá – Catedral de São José de Macapá
09:00 Abertura Oficial – Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:30 Apresentação da Banda de Música da Polícia militar, Parabéns e corte do bolo – Museu Fortaleza de São José de Macapá
10:00 Apresentação de marabaixo – Praça Central do Museu Fortaleza de São José de Macapá
10:30 Show Amadeu Cavalcante e Osmar Júnior – Praça Central doMuseu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Exposição de Artes Plásticas – Galeria do Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Amostra Fotográfica da Guarda Territorial – Paiol Museu Fortaleza de São José de Macapá09:00 – 17:00 Venda de artesanato local – Praça interna do Museu Fortaleza de São José de Macapá

Sexta-feira – 20

09:00 Explanação e Lançamento do Livro: A Cultura Negra do Amapá: História, Tradição e Políticas Públicas, do autor Professor Alci Jackson – auditório do Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Amostra Fotográfica da Guarda Territorial – Paiol Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Visita monitorada – Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Exposição de Artes Plásticas – Galeria do Museu Fortaleza de São José de Macapá
16:00 Recital e Orquestra da Escola de Música Walkiria Lima – Praça Central do
Museu Fortaleza de São José de Macapá
17:00 Fim de Tarde Voz e Violão com tom Campos e Ozias Lima de Moraes – Praça Central do Museu Fortaleza de São José de Macapá

Sábado – 21

09:00 – 17:00 Amostra Fotográfica da Guarda Territorial – Paiol Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Visita monitorada – Museu Fortaleza de São José de Macapá
09:00 – 17:00 Exposição de Artes Plásticas – Galeria do Museu Fortaleza de São José de Macapá
15:00 Fim de Tarde Contação de Histórias com Ângela – Praça Central do Museu Fortaleza de São José de Macapá
16:00 Recital e Banda de Música do Corpo de Bombeiros – Praça Central do
Museu Fortaleza de São José de Macapá
17:00 Fim de Tarde Voz e Violão com Beto Sete Cordas, Marabaixo UDNSC,Amado Amâncio – Praça Central do Museu Fortaleza de São José de Macapá

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: