Fundação Tumucumaque promove programa de iniciação científica para alunos da rede pública

Alunos da rede pública de ensino, que irão participar das atividades de pesquisas científicas ou tecnológicas do Programa de Iniciação Científica Junior, promovido pelo Governo do Estado do Amapá, receberão bolsas no valor de R$100. Eles serão orientados por pesquisadores qualificados, em instituições de ensino superior e centros de pesquisas.

O programa é desenvolvido pela Fundação Tumucumaque, vinculado à Secretaria da Ciência e Tecnologia (Setec). O objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e técnico profissionalizante da rede pública.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Tumucumaque, Mary de Fátima Guedes, cada estudante selecionado recebe uma bolsa na modalidade Iniciação Científica Júnior. "O auxílio será concedido durante 12 meses pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico", informou.

Segundo ela, o Estado ainda concede ao pesquisador-orientador um auxílio à pesquisa, de R$ 600, destinado à aquisição de materiais de consumo necessários ao desenvolvimento das atividades do bolsista.

Com parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Iniciação Científica Junior já possui 173 bolsas vigentes na Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

O edital completo com as informações sobre vagas, inscrições e seleção estará disponível no site da fundação ainda no primeiro semestre de 2015. Para receber o benefício, o estudante deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou profissional, em escola pública; estar desvinculado ao mercado de trabalho, possuir frequência superior ou igual a 80% e apresentar o histórico escolar.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.