AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Programa de Ações Inclusivas será implantado no SENAI Amapá

Macapá – Em atenção a necessidade de implantar projetos direcionados a inclusão social, as instrutoras do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá, Marcia Colares e Nívea Freitas, realizaram visita técnica ao SENAI de Manaus para coletar informação, conhecimento e material pedagógico para desenvolver o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em Macapá e Santana.

Sendo desenvolvido nacionalmente, sob a orientação do Departamento Nacional, o programa tem como objetivo incluir, em seus cursos regulares, Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (deficientes, TGD, altas habilidades e superdotação); expandir o atendimento a negros e índios; oportunizar acesso às mulheres em cursos estigmatizados para homens, e vice-versa, bem como requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos.

A instrutora Marcia Colares ressaltou a importância de criar oportunidades para pessoas com necessidades educativas especiais. “A inclusão, seja de pessoas com deficiência ou excluídas por qualquer motivo, é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Marcia.

Nívea Freitas destacou que serão necessárias algumas mudanças na estrutura física das instalações, bem como um treinamento para os técnicos e o corpo docente da instituição. “O próximo passo será desenvolver um cronograma de ações com prazos estipulados. Estamos sendo capacitadas para implantar mudanças que envolverão a todos. Contamos com o apoio da gestão, o que garante o sucesso do programa”, frisou.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: