Caravana Saúde do Axé no terreiro Ilê da Oxum

A proposta de levar atendimento social para os terreiros de Umbanda e Candomblé já integra o calendário de ações da Prefeitura de Macapá. O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), junto com parceiros e profissionais de todos os credos, garante promover a saúde dentro das casas religiosas de matrizes africanas com atendimentos também nas áreas de esporte, lazer e serviços sociais. Neste sábado, 27, é a vez do Templo Afro Religioso Ilê da Oxum, regido pelo Pai Salvino, receber a quarta edição do projeto Caravana Saúde do Axé.

Os pais e filhos de santo, bem como a comunidade do bairro Pedrinhas, terão acesso a consultas médicas, testes rápidos (HIV, Sífilis), verificação de pressão arterial, de peso infantil e glicemia, vacinação, exames (PCCU e PSA), distribuição de kits de saúde bucal, distribuição de preservativos e gel, farmácia, orientação nutricional, atendimentos jurídicos, emissão de RG e carteiras de Trabalho e do SUS, cadastramento em programas sociais, distribuição de mudas de plantas e ervas medicinais, oficinas, campanhas de prevenção e recreação esportiva.

A Caravana Saúde do Axé ocorre sempre no último sábado de cada mês. A ação surgiu a partir da iniciativa da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), um instituto independente, mas que em Macapá se fortaleceu, definitivamente, com o apoio decisivo do Improir e de parceiros fundamentais, como:

Secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Meio Ambiente (Semsa), de Educação (Semed), das Subsecretarias (Secsub), de Administração (Semad), de Assistência Social e do Trabalho (Semast), de obras (Semob) e de Urbanização (Semur); as coordenadorias de Esporte e Lazer (Comel) e de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), bem como o Superfácil, Lira, CCAB, Gomeia Neto, Avanju Kayango, Santa Bárbara, Saúde Bucal, Cens, Fecarumina, Abyoa e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Serviço

Data: 27/06 (sábado)

Hora: 8h às 13h

Local: Templo Afro Religioso Ilê da Oxum – Pai Salvino

Endereço: Vila das Oliveiras, nº 839, bairro Pedrinhas

Contato: Rita Torrinha/Asscom Improir – 9 9189-8067

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.