Greve suspende coleta de lixo em Palmas
Funcionários da empresa responsável pela limpeza estão parados desde segunda-feira por causa de salários atrasados
O lixo está se acumulando nas ruas de Palmas, em Tocantins. A greve suspendeu os serviços de coleta de lixo domiciliar e a limpeza das ruas.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação Maria Dalva Diogo, o salário de novembro, que deveria ter sido pago até dia 7 de dezembro está atrasado. Os empregados também não receberam a primeira parcela do décimo terceiro.
“Eles moram de aluguel, chegou num ponto agora que não dá mais para ficar esperando a empresa resolver o problema dela com prefeitura pra poder pagar os empregados. 70%… 100% resolveu paralisar, não paralisou 100% porque se trata de um serviço essencial e a lei não permite parar os 100%.”
Nesta terça-feira, os trabalhadores fizeram manifestação na porta da Valor Ambiental, mas foram informados que a empresa só poderá efetuar o pagamento depois que receber da prefeitura de Palmas.
Em nota, a Valor Ambiental informou que a última fatura paga pela Prefeitura foi referente ao mês de julho de 2016. Afirmou ainda que as faturas de janeiro e fevereiro só foram pagas parcialmente e outras quatro estão totalmente em aberto, o que ocasionou atraso do pagamento salarial dos funcionários.
A reportagem procurou a Prefeitura de Palmas, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.
EBC