Total inicia mobilização operacional para atividade de pesquisa exploratória de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas
Primeiros equipamentos chegaram no dia 31/12 a Belém
Esta semana a Total E&P do Brasil recebeu no Porto de Belém (PA) os primeiros equipamentos que serão utilizados durante a atividade de perfuração de poços de pesquisa exploratória de petróleo que a empresa prevê realizar na Bacia da Foz do Amazonas a partir deste ano. A chegada dos equipamentos marca o início da mobilização operacional da Total na região.
A Total aguarda a emissão da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão responsável pelo licenciamento da atividade, para iniciar a perfuração de poços nos blocos que a empresa opera na Bacia da Foz do Amazonas. Até a emissão da licença, os equipamentos recebidos, como tubos de perfuração, brocas e containers, ficarão armazenados no Porto de Belém.
Em dezembro de 2016, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a prorrogação do primeiro período exploratório dos cinco blocos operados pela Total na Bacia da Foz do Amazonas. A empresa terá, então, prazo de mais dois anos, até 2020, para a realização da primeira etapa de perfuração de poços de pesquisa exploratória de petróleo. O maior tempo hábil para analisar detalhadamente os dados obtidos durante a pesquisa é fundamental para aumentar a chance de sucesso exploratório na região.
Sobre o empreendimento
Em maio de 2013, durante a 11ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural no Brasil organizada pela ANP, a Total E&P do Brasil adquiriu concessão para realizar atividades de pesquisa exploratória nos blocos FZA-M-57, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127, na Bacia da Foz do Amazonas.
Após a aquisição, a empresa iniciou o processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama, para a perfuração de até nove poços de pesquisa nesses blocos. Foram apresentados para análise do Ibama o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Durante esta fase de avaliação, o Ibama emitiu pareceres técnicos, foram realizadas três audiências públicas (em julho de 2016) e, ao final da análise do processo, será emitido um parecer indicando se o empreendimento é ambientalmente viável ou não. Em caso positivo, será emitida a licença ambiental que permite o início das atividades.
A Total prevê iniciar as atividades de perfuração de poços de pesquisa exploratória de petróleo em 2017. Os poços serão perfurados em águas ultraprofundas, a mais de 1.900m de profundidade e a uma distância entre 120 e 188 km da costa do município do Oiapoque, no estado do Amapá. O objetivo da atividade é identificar e avaliar a existência de reservas de petróleo e/ou gás na área dos blocos. A partir da avaliação dos poços, outras atividades poderão ocorrer futuramente na área, sujeitas também a ações de licenciamento ambiental junto ao Ibama.
Sobre a Total
A Total é uma das maiores empresas de energia do mundo, com atuação em mais de 130 países. A Total está presente no Brasil há mais de 40 anos (desde 1975), emprega 2.500 pessoas e opera através de cinco subsidiárias nos segmentos de Exploração e Produção, Gás, Lubrificantes, Químicos e Energia Renovável (solar e biocombustível). Em 2013, ampliou sua presença no País com a aquisição de 11 blocos exploratórios, incluindo a participação no campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, e atualmente possui um amplo portfólio de E&P composto por 17 blocos exploratórios marítimos. Com esse portfólio diversificado e integrado, a Total reafirma o seu compromisso de longo prazo com o Brasil e a importância do País para a sua estratégia global de crescimento. Para mais informações, acesse www.br.total.com
Boa trade, gostaria de saber se tem a informaçao de qual empresa que vai pegar este Contra to de perfuçao pela Total na zona amazonica. Muito obrigado.ra
Não temos tal informação Felipe…
Boa noite!
chico, gostaria de saber como faco para enviar o meu curriculo pa a empresa TOTAL. OBRIGADO.
A assessoria de imprensa da empresa provavelmente informe:
Bruna Carvalho
bruna.carvalho@fsb.com.br