Universidade do Estado do Pará promove Semana do Músico

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, entre os dias 21 e 24 de novembro, a Semana do Músico 2017. O evento organizado pela coordenação do curso de Licenciatura em Música traz como tema central “Vila Lobos 130 anos”, em referência ao grande compositor brasileiro. Na ocasião, o maestro João Bôsco Silva Castro será homenageado pela instituição devido a sua grande influência em corais. A programação de abertura será realizada no dia 21, no Teatro Margarida Schivazappa – Centur, a partir das 19h, com apresentação do Madrigal e Banda da Uepa.

Durante os dias do evento haverá palestras, mesas redondas, comunicações orais, na Sala de Recitais e apresentações culturais no Espaço de Convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Nos dias 22 e 23 ocorrerão sessões de cinema com filmes do compositor Villa Lobos, no bloco 3 do 2º andar do Centro.

Além das atividades relacionadas à semana, no dia 21, terça-feira, será inaugurado o Laboratório de Apreciação Doutor José Luiz Araújo Mindello. Direcionado ao curso de Licenciatura em Música, o espaço foi idealizado com o acervo doado pelo médico que levou o nome do local. Grande apreciador da música, José Luiz faleceu em 2010 e sua família realizou a doação de vários discos de vinil, fitas, partituras, que serviram para a criação do ambiente, organizado por Lívia Negrão, professora da Uepa e responsável pela coordenação dos laboratórios.

“O laboratório será mais um espaço que vai acrescentar no aprendizado dos alunos. Ele foi feito mediante a doação de acervo do meu grande amigo José Luiz. No espaço montamos os discos de vinil, conseguimos uma vitrola e tudo poderá ser usado pelos alunos, materiais que são raros, de música erudita e diversificadas”, contou Eliane Cutrim, coordenadora do curso de Música.

Os interessados em participar da Semana podem realizar a inscrição gratuita na coordenação de música, ou na hora do evento. A programação de abertura do dia 21, no Centur, terá entrada franca, no entanto quem desejar pode levar um quilo de alimento não perecível para a campanha de arrecadação direcionada à creche Cordeirinho de Deus.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Por Dayane Baia

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.