Inaugurada Sala de Apoio à Amamentação no Pacuí

O Município de Macapá inaugurou na sexta-feira, 15, a primeira Sala de Apoio à Amamentação do distrito do Pacuí, que fica na Unidade Básica de Saúde São Joaquim. O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação e reforçar a necessidade da primeira infância ser foco de políticas públicas prioritárias.

Na sala também existe um espaço com brinquedos, para que as crianças maiores possam brincar enquanto esperam as consultas. “Esse era um desejo antigo que tínhamos. Nas consultas percebemos o quanto as crianças ficam inquietas por esperar, nervosas por estarem em um ambiente hospitalar, pensam em remédios, injeções. A sala vem com o propósito de fortalecer o vínculo entre mães e bebês, além de proporcionar um lugar tranquilo para a amamentação e troca de fraldas. Já o espaço da brinquedoteca vem para entreter as crianças maiores, deixando elas mais relaxadas, o que acaba facilitando nosso trabalho”, disse a enfermeira Vanessa Costa, uma das idealizadoras do espaço.

As Salas de Apoio à Amamentação fazem parte da estratégia QualiNeo, que visa diminuir os índices de mortalidade neonatal. “Esse não é só um espaço lúdico, é um local que ajuda a fortalecer a prática da amamentação. Por isso, buscaremos o reconhecimento da sala junto ao Ministério da Saúde para que possamos implantar novos espaços em 2018”, disse Weslley do Carmo, da Coordenação de Saúde da Criança da Semsa.

Jamile Moreira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.