Animais em perigo de extinção morrem de fome em zoo da Venezuela

Patos, porcos e cabras tiveram que ser sacrificados para alimentar outras espécies no zoológico metropolitano de Zulia

Dois pumas com a pele grudada nos ossos deram rosto ao drama de um zoológico do oeste da Venezuela, onde vários animais estão morrendo por falta de comida e outros sofrem de desnutrição severa.

Patos, porcos e cabras tiveram que ser sacrificados para alimentar outras espécies no zoológico metropolitano de Zulia, fechado para visitantes desde meados de fevereiro, após a divulgação de imagens de feras famintas.

Um leão africano, um tigre de bengala, um jaguar, várias jaguatiricas e aves de rapina, todos carnívoros, engrossam a lista de desnutridos, disseram recentemente à AFP trabalhadores do parque, situado no município de San Francisco.

Mas os pumas – resgatados do tráfico de animais silvestres – apresentam o quadro mais grave. Suas fotos difundidas pelo jornal local Panorama causaram alarme.

“Ambos estavam confinados como animais de estimação e chegaram malnutridos, se recuperaram, mas com esta crise retrocederam, como se tivessem encolhido”, acrescentaram as fontes.

O país encara uma grave escassez de alimentos e remédios, além de uma hiperinflação que em 2018 poderia chegar a 13.000%, segundo o FMI. “Os zoológicos não escapam da crise”, admitiu uma autoridade, que disse não ter “autorização para declarar à imprensa”.

Um macho e uma fêmea de condor-dos-Andes nascidos em cativeiro e transladados ao parque para um plano reprodutivo que busca salvar a espécie da extinção também passaram semanas sem comer adequadamente.

Esta é a maior e mais pesada ave voadora do mundo e está em “perigo crítico” pela caça e “o uso estendido de agroquímicos”, segundo o Livro vermelho da fauna venezuelana. Restam poucos exemplares em estado silvestre.

Veja mais no site Exame

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.