Intel está construindo nos EUA o primeiro supercomputador de exaescala

O maior supercomputador do mundo até então encontra-se nos Estados Unidos desde o meio do ano passado, mas o país pode receber um ainda mais poderoso no que depender da Intel e da Cray Computing, que pretendem construir o primeiro computador em exaescala do mundo – capazes de um quintilhão de cálculos por segundo – em território americano. E se você não imagina o que seja um quintilhão, é um número desse tamanho aqui: 1.000.000.000.000.000.000 de cálculos. Em apenas um segundo.

O supercomputador de exaescala vai trabalhar nas mais diferentes áreas, desde a análise de fatores de risco para prevenção de suicídios até a previsão de clima em escala regional

Ainda longe de estar pronto, o supercomputador em exaescala já tem nome – Aurora – e vai “morar” no Laboratório Nacional de Argonne, pertencente ao Departamento de Energia dos Estados Unidos. A previsão para a conclusão da construção do dispositivo é o na de 2021.

“Alcançar a exaescala é imperativo, não apenas para melhorar a comunidade científica, mas também para melhorar a vida cotidiana dos americanos”, disse o secretário de energia Rick Perry. “Aurora e a próxima geração de supercomputadores da exaescala vão aplicar tecnologias de computação de alta performance e IA a áreas como pesquisa sobre câncer, modelagem climática e tratamentos de saúde para veteranos”.
Tecnologia de primeira

O projeto – cujas especificações técnicas ainda não foram reveladas pelos engenheiros responsáveis – está custando mais de US$ 500 milhões, em torno de R$ 1,9 bilhão. Porém, sabe-se que ele vai funcionar com processador Intel Xeon Scalable, memória Intel Optane DC e a API ONE, também da Intel.

O supercomputador de exaescala vai trabalhar nas mais diferentes áreas, desde a análise de fatores de risco para prevenção de suicídios até a previsão de clima em escala regional, passando pela descoberta de novos materiais para o desenvolvimento de células solares mais eficazes.

Tecmundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.