Ouça "Episódio 52 - Notícias da Amazônia ao vivo com Lívia Almeida" no Spreaker.

Começa a distribuição de vacinas para a campanha contra a Influenza

No Amazonas, campanha começa na próxima segunda-feira (23)

Manaus – A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) recebeu neste fim de semana as primeiras doses de vacina para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia na próxima segunda-feira (23) e vai até 22 de maio de 2020.

Na programação da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), além de Manaus, os municípios de Autazes, Maués, Humaitá, Jutaí e Anori estão programados para receber as primeiras doses nesta segunda-feira. Durante toda a semana, outros municípios estarão retirando seus lotes na Susam para iniciarem a vacinação contra a gripe.

O primeiro lote de vacinas é para atender ao público acima de 60 anos, além de profissionais de saúde. Esse ano, o Ministério da Saúde (MS) antecipou a campanha para todo o Brasil e a dividiu em três fases, contemplando grupos prioritários distintos em cada uma delas. Na primeira fase da campanha serão vacinados idosos e trabalhadores da saúde, com os demais grupos vindo em seguida.

Veja também:

Mais de 1 tonelada de cocaína é apreendida pela PRF em Minas Gerais

Casos de coronavírus na Espanha superam 11 mil: mortos são quase 500

Próximas fases

A segunda fase da campanha começa em 16 de abril para professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na última fase, que começa em 9 de maio, será vez das crianças de 6 meses até menores de 6 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Este último grupo (55 a 59 anos) é a novidade para esse ano. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, foram recebidas, inicialmente, 216 mil doses de vacinas para a primeira fase da campanha. O MS já programou para os próximos dias o envio de mais 14 lotes para as próximas fases.

“Houve a antecipação da campanha, a totalidade de vacinas de que o país inteiro precisa ainda não está disponível. O laboratório entregou o primeiro lote, em função de os idosos serem os mais suscetíveis, que agravam com quadros de Influenza, então o foco é vacinar primeiro esses pacientes idosos acima de 60 anos”, disse.

Veja mais no D24 AM

Conheça a coleção da Baiuca do Chico Terra

Publicado por Chico Terra em Sábado, 11 de julho de 2020

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: