Governador avalia adotar medidas mais rígidas para contenção do avanço do novo coronavírus

Com orientações do Coesp e Opas, Waldez Góes pode antecipar medidas mais severas a serem adotadas, principalmente, se a variante encontrada em Manaus chegar ao Amapá.

Anne Santos

A variante do novo coronavírus, que desencadeou um rápido aumento dos casos da covid-19 em Manaus, é um alerta para todos os estados brasileiros. Por esse motivo, o governador do Amapá, Waldez Góes, com orientação dos comitês médicos e científicos, está antecipando medidas de contenção, prevenção e ampliação da rede de saúde. As ações foram discutidas nesta quinta-feira, 28, durante reunião com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O objetivo do reforço nas medidas é evitar a propagação do vírus e para isso é indispensável a colaboração da população. Com o auxílio da Opas, o governo monitora as cepas circulantes, a capacidade de oxigênio instalada na rede estadual, ocupação de leitos e a previsão de expansão, medidas prevendo um possível aumento repentino da doença. A infectologista Ho Yeh Li, da Opas, passou 10 dias em Manaus e esteve no Amapá para atualizar protocolos, orientar médicos e técnicos e com base nos dados locais avaliando o comportamento da doença no estado.

De acordo com a infectologista, o que ocorre em Manaus é um alerta para o Amapá e que para evitar o mesmo cenário, é indispensável a contribuição da população.

Veja também:
Inscrições para seleção de elaboradores de itens do Revalida estão abertas
Programa de monitores seleciona estudantes para projeto ligado às Nações Unidas
Amazonas cria auxílio emergencial para famílias em extrema pobreza

“Mesmo com a retaguarda da saúde é preciso que a população se conscientize que, caso relaxem nos cuidados, o cenário pode piorar e medidas mais restritivas deverão ser adotadas. Precisamos do apoio das pessoas, principalmente no distanciamento social e uso de máscara para reduzir a circulação do vírus”, alertou.

Em alerta, o Governo do Amapá está reforçando e ampliando a rede de saúde e assistência. Além de ampliar as fiscalizações e ações de vigilância.

“As medidas sanitárias precisam ser cumpridas e precisamos do apoio da população. Vamos intensificar as fiscalizações e monitoramento nos portos e aeroporto, e se os órgãos de saúde e vigilância indicarem que a única forma de evitar são medidas mais restritivas, vamos adotá-las”, avaliou Góes.

O uso de máscara é obrigatório, a higienização das mãos e distanciamento social são ações que devem ser contínuas, mesmo com o início da vacinação da população amapaense.

Portal do GEA

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.