19 de Janeiro: O Brasil ganhava de presente a “Musa da Bossa Nova”, Nara Leão
- Lançamento da sonda espacial New Horizons da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), com a finalidade de explorar o planeta Plutão e seus satélites (2006).
- Nasce, em Vitória (ES) a cantora Nara Leão, musa da Bossa Nova, em 19/01/1942. Desde cedo ela teve contato com a música na casa dos seus pais, que era frequentada por artistas que participaram do nascimento da Bossa Nova, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Sérgio Mendes e Ronaldo Bôscoli, seu namorado na época. Sua estreia como cantora profissional aconteceu ao lado de Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, na comédia Pobre Menina Rica (1963). Sua consagração, contudo, veio após o espetáculo Opinião, juntamente com João do Vale e Zé Keti. Nara morreu no dia 07/06/1989, aos 47 anos, no Rio de Janeiro, vítima de um tumor cerebral inoperável.
- Nasce, em Porto Arthur, no Texas, em 19/01/1943 a mítica cantora norte-americana Janis Joplin, uma das grandes cantoras e intérpretes dos anos 60. A cantora morreu no dia 04/10/1970, aos 27 anos, em Los Angeles.
- Nascimento do pintor pós-impressionista francês Paul Cézanne em Aix-en-Provence, Provença, no dia 19/01/1839. Suas obras forneceram as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne “é o pai de todos nós”, deve ser levada em conta. O artista morreu em Aix-en-Provence, Provença, no dia 22/10/1906).
- Nasce, em Boston, nos Estados Unidos, o escritor Edgar Allan Poe (1809), autor de “O Corvo”, um dos primeiros escritores de contos dos Estados Unidos e considerado o inventor do gênero ficção policial, também foi poeta, editor e crítico literário e fez parte do movimento romântico norte-americano. Em janeiro de 1845, publicou o poema The Raven, um sucesso instantâneo. Poe morreu aos 40 anos, no dia 7 de outubro de 1849, em Baltimore.
- Morre, em São Paulo, a cantora gaúcha Elis Regina Carvalho da Silva em 19/01/1982. Considerada por alguns críticos e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Nascida no dia 17/03/ 1945, em Porto Alegre, Elis Regina era conhecida por sua forte personalidade, pela belíssima voz e também por sua presença de palco. Ajudou a lançar compositores até então desconhecidos como Milton Nascimento, Ivan Lins, Aldir Blanc e João Bosco. Entre suas parcerias mais célebres estão os duetos com Jair Rodrigues, Tom Jobim, Simonal, Rita Lee e Chico Buarque.
- Morre, no Rio de Janeiro, Francisco de Paula Rodrigues Alves, (1919) ex-presidente da República (1902-1906) e presidente eleito, em 1918, vítima da gripe espanhola. Morreu sem tomar posse.
- Morre, no Rio de Janeiro, aos 92 anos, o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (19/01/1958), um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras. Tinha como lema para lidar com os indígenas: “Morrer se preciso for, matar nunca”. É considerado um dos principais heróis e patriotas brasileiros e, tem sido homenageado pela população e pelo governo de várias maneiras. Ele é o “Pai das Telecomunicações Brasileiras” e o dia 5 de maio, data de seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações. Em 5 de maio de 1955, data em que completou 90 anos de idade, foi agraciado com o título de Marechal do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional. Em 1957, Rondon foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo Explorers Club de Nova Iorque. Teve a glória de ter seu nome escrito em letras de ouro no maciço Livro da Sociedade Geográfica de Nova Iorque. Nascido a 5 de maio de 1865, em Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso, deixou um legado de honradez, bravura e amor à natureza.
- Dia de São Canuto.