29 de Janeiro é dia do Jornalista

  • Dia do Jornalista [Em homenagem à data de morte do jornalista José do Patrocínio. Apesar de o dia 7 de abril ser a principal data brasileira de homenagem aos jornalistas, outros dias também homenageiam esse profissional. Confira abaixo as principais datas:
    -16 de fevereiro: Dia do Repórter.
    -3 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.
    -1º de junho: Dia da Imprensa. Essa data faz referência ao início da circulação do primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres].

  • Dia Nacional da Visibilidade Trans [A data visa combater o preconceito sofrido pelas pessoas trans, as quais muitas vezes são vítimas de violência. A data propõe orientar as pessoas acerca da transexualidade, para que, aos poucos, a marginalização deixe de existir].

  • Morre, no Rio de Janeiro, o abolicionista José Carlos do Patrocínio. Ele nasceu em Campos dos Goytacazes, a 9 de outubro de 1853 e faleceu no Rio de Janeiro, a 29 de janeiro de 1905. Foi farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político. Sua mãe foi uma escrava e ele conhecia os horrores da escravidão. Destacou-se como uma das figuras mais proeminentes dos movimentos abolicionista e monarquista no país. Foi também idealizador da Guarda Negra da Redentora, que era formada por negros e ex-escravos, sendo vanguarda do movimento negro no Brasil e constituída para proteger a monarquia contra a aristocracia e os militares. Fundou, em 1880, juntamente com Joaquim Nabuco, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Em maio de 1883, articulou a Confederação Abolicionista, congregando todos os clubes abolicionistas do país. Por sua atuação na imprensa, é considerado, por seus biógrafos, o maior de todos os jornalistas da abolição.

  • Nascimento de Anton Tchekhov, em 29/01/1860, dramaturgo, contista e médico russo, em Tanganrog (Império Russo), associado aos movimentos literários Naturalismo e Realismo, falecido em 15/07/1904, em Badenweiler (Império Alemão), vítima de tuberculose. A princípio Tchekhov escrevia simplesmente por razões financeiras, mas sua ambição artística cresceu, e ele fez inovações formais que influenciaram na evolução dos contos modernos. Sua originalidade consiste no uso da técnica de fluxo de consciência, mais tarde adotada por James Joyce e outros modernistas, além da rejeição do propósito moral presente na estrutura das obras tradicionais. Escreveu centenas de obras!

  • Nascimento do Barão de Itararé (Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly), a 29/01/1895, no Rio Grande do Sul. Foi um jornalista e articulista, e pioneiro no humorismo político brasileiro e ferrenho opositor de Getúlio Vargas. Ostentava o falso título de barão, foi político e trabalhou em vários jornais. Aparício morreu no Rio de Janeiro a 27/11/1971. Em 1985, a Editora Record publica em livro, sob o título de “Máximas e Mínimas do Barão de Itararé”, uma seleção de textos de humor extraídos do jornal A Manhã, em coletânea organizada por Afonso Félix de Sousa e com prefácio de Jorge Amado. No mesmo ano, Máximas e Mínimas alcançou rapidamente quatro edições.

  • Dia de São Gildas, o Sábio [São Gildas, ou Gildásio, foi um membro proeminente da igreja celta cristã na Grã-Bretanha, cuja afamada sabedoria e estilo literário granjearam-lhe a designação de Gildas Sapiens. Foi ordenado pela Igreja e em suas obras favoreceu o ideal monástico. Viveu entre c500 – 570].
  • ……………………………
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.