Exército russo destrói o Antonov Mriya An-225, maior avião do mundo
Aeronave não resistiu ao segundo ataque aéreo sobre o aeroporto Hostomel
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia confirmou neste domingo (27) que o exército russo destruiu o Antonov Mriya An-225, maior avião do mundo. A aeronave foi atingida pelo segundo ataque aéreo sobre o aeroporto Hostomel, próximo à capital Kiev, segundo Dmytro Kuleba.
Apenas um modelo do avião, apelidado de ‘Mriya’ (‘sonho’ em português), existia. Sua destruição representa uma enorme perda para a aviação mundial e para o simbolismo de seus entusiastas. A empresa que construiu a aeronave alegou que o An-225 permaneceu intacto após a primeira investida.https://aa205250dba47568def220dc40973f2d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Leia mais: Mais de 300 mil cidadãos ucranianos tiveram que deixar suas casas, aponta ONU
Desenvolvido pela Ucrânia nos anos 1980, o An-225 foi construído para dar suporte ao programa espacial da União Soviética. O avião transportou o ônibus espacial ‘Buran’ (‘tempestade de neve’ em português), primeiro de sua linha produzido pelo programa soviético.
Por mais que ele estivesse longe, no leste europeu, o An-225 esteve no Brasil em duas oportunidades, nos anos de 2010 e 2016. Em uma de suas visitas ao país, entusiastas que estavam por perto do aeroporto de Viracopos, em Campinas, registraram o momento. Assista: