01 de março é dia nacional do Turismo Ecológico

  • Dia do Turismo Ecológico.
  • Dia Internacional da Proteção Civil [Celebra-se anualmente a 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização. Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade. A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente].

  • Dia Mundial de Zero Discriminação [Criado em 2014 pela UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), o Dia Mundial de Zero Discriminação acontece anualmente em 1º de março, e é objetivado em acabar com toda e qualquer forma de discriminação, promovendo a tolerância, a compaixão e o sentimento de mudança. Chamando atenção para o direito de todos a uma vida plena, digna e produtiva, o dia de hoje é uma oportunidade de celebrar a diversidade – não importando sua origem, orientação sexual, identidade de gênero, sorologia para o HIV, raça, etnia, religião, deficiência e tantos outros motivos de discriminação].

  • Dia das Crianças Doentes.

  • Fundação da Cidade do Rio de Janeiro [Muitas pessoas confundem o dia do aniversário do Rio de Janeiro (1º de março) com o dia do santo padroeiro da cidade: São Sebastião, que é celebrado em 20 de janeiro pela Igreja Católica. No dia do aniversário do Rio de Janeiro, 1º de março, não é feriado, mas no Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, é feriado municipal pela Lei nº 1271, de 27/06/88. O aniversário do Rio de Janeiro é comemorado nesse dia, pois em 1º de março de 1565 Estácio de Sá fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o intuito de afastar tentativas de invasões deste território por parte de nações estrangeiras – como os franceses e espanhóis].

  • Criação da Fundação Cultural Exército Brasileiro [No dia 1º de março de 2000, no cartório do 4º Ofício de Notas de Brasília, vinte e uma empresas instituidoras se reuniram para construir a Fundação Cultural Exército Brasileiro, entidade civil, pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Nascia a FUNCEB com ideário estatutário sintonizado na Política Cultural do Exército. Foi uma ideia por longo tempo desejada pela Instituição Militar. Em solene cerimônia no Saguão Guararapes do QG do Exército, no dia 15 de março de 2000, em ato que contou com a presença do ministro da Defesa, do ministro da Cultura e de todo Alto Comando do Exército, o então Comandante do Exército general Gleuber Vieira procedeu, formalmente, à instalação da FUNCEB].

  • Fim da Guerra dos Farrapos (RS –1845), movimento separatista liderado por Bento Gonçalves [A Guerra dos Farrapos foi um conflito que aconteceu no Brasil de 1835 a 1845. A revolta, protagonizada pelos farroupilhas, assumiu um caráter separatista em 1836 e foi motivada por insatisfações políticas e econômicas da província do Rio Grande do Sul. A Guerra dos Farrapos tem suas causas entendidas no contexto político da província do Rio Grande do Sul após a independência do Brasil. Primeiramente, há de ser mencionada a centralização política que foi estabelecida no Brasil com a instalação da monarquia. A falta de autonomia política desagradava às elites do Rio Grande do Sul, pois, na província gaúcha, a circulação de ideias que defendiam liberdade, soberania e federalismo era considerável].

  • Morre, em Petrópolis (RJ), Rui Barbosa de Oliveira (01/03/1923). Foi um polímata (pessoa detentora de muito conhecimento em diversas áreas), tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador, nascido em 5 de novembro de 1849, em Salvador, Bahia. Representou o Brasil na Conferência de Haia (1907), foi reconhecido como “O Águia de Haia”. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919. Defensor da liberdade, ao lado de Joaquim Nabuco, um dos mais importantes abolicionistas, Rui atuou na Campanha Abolicionista em prol da libertação dos escravos. Além disso, propôs uma reforma eleitoral e no ensino].

  • Nasce, em Monte Carmelo, Minas Gerais, o professor, educador, político e romancista Mário Palmério (01/03/1916), autor das obras Vila dos Confins (1956) e Chapadão do Bugre (1987). Foi eleito para a cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras – ABL, sucedendo a Guimarães Rosa, em 4 de abril de 1968. Durante vários anos viajou de barco pelo rio Amazonas e seus afluentes, levantando dados sobre a realidade física, social e cultural da Região Amazônica. Em 1987 deixou de vez o Amazonas e voltou a morar em Uberaba, como presidente das Faculdades Integradas daquela cidade. Em 1988 recebeu a medalha Santos Dumont, conferida pelo Ministério da Aeronáutica. O escritor morreu em 24/09/1996, em Uberaba, Minas Gerais.
  • Dia de São Davi [Davi ou David é um santo cristão, padroeiro do País de Gales, festejado em 1º de março. Também é conhecido como Davi, o Bretão].
    ……………………………………………..
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.