Hoje é Dia Nacional da advocacia pública

  • Dia do Corpo de Fuzileiros Navais [A criação desta data é uma homenagem à chegada da Brigada Real da Marinha Portuguesa (que deu origem ao Corpo dos Fuzileiros Navais do Brasil) em terras brasileiras, precisamente no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808. A Brigada Real da Marinha acompanhou a Família Real Portuguesa quando esta migrava para o Brasil para se proteger das ameaças de invasão de Napoleão Bonaparte, imperador francês. O Corpo dos Fuzileiros Navais, parte integrante da Marinha do Brasil, é responsável pela segurança do país de ameaças vindas do mar. No entanto, estes grupos de militares também são treinados para combaterem em terra, sendo apelidados de “anfíbios”, por estarem aptos a se adaptar às condições de ambos os ambientes –terra e água].

  • Dia do Paleontólogo [A Paleontologia é a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra. O paleontólogo faz escavações em busca desses seres que ficaram preservados nas rochas sob a forma de fósseis. A Sociedade Brasileira de Paleontologia – SBP foi fundada em 7 de março de 1958, dia que se comemora também o Dia do Paleontólogo. Porém, é comum ver comemorações pelo dia sendo feitas na data de 15 de junho, devido à lei do estado de São Paulo de 30 de abril de 1981 designar como este o dia do paleontólogo, data que a SBP não reconhece. Seu primeiro presidente foi o paleontólogo brasileiro-alemão Wilhelm Kegel. A SBP tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e congrega profissionais das ciências biológicas, geológicas e afins, bem como pessoas com interesse na pesquisa e na divulgação da ciência da paleontologia, bem como valorização do patrimônio paleontológico do país]

Leia também: Advogado autista cobra polílicas públicas voltadas aos portadores da síndrome de Asperger

  • – Grande Marcha pelos direitos civis, de Selma à Montgomery, liderada por Martin Luther King Jr. em 1963 [No dia 7 de março de 1965, que passou à história como Domingo Sangrento, uma marcha pacífica de cerca de 600 manifestantes dirigiu-se de Selma a Montgomery, capital do Alabama, para reivindicar pleno direito ao voto para a população negra do Estado. Bloqueados na altura da Ponte Edmund Pettus, sobre o Rio Alabama, os participantes foram violentamente atacados pela polícia. A repressão brutal, exibida ao vivo pela TV, comoveu a população e marcou o início do fim das chamadas Leis Jim Crow (Jim Corvo), que sustentavam a segregação racial nos Estados sulistas. Duas semanas depois do incidente, uma nova marcha de 90 quilômetros partiu de Selma, tendo à frente o reverendo e futuro Nobel da Paz Martin Luther King. Em 6 de agosto daquele ano, o presidente Lyndon Johnson assinou a lei que estabelecia o direito de voto para todos. – Hoje quero dizer à cidade de Selma, hoje quero dizer ao estado do Alabama, hoje quero dizer ao povo dos EUA e às nações do mundo que não vamos recuar. Estamos em movimento agora – disse Luther King na época].

  • Dia Nacional da Advocacia Pública – Lei nº 12.636, de 14 de maio de 2012 [A data remete a 7 de março de 1609, ainda no Brasil colônia, quando foram criados os cargos de procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco. A função representa um embrião do que posteriormente viria a ser a Advocacia Pública atual].

  • Nascimento de Joseph Maurice Ravel, em 07/03/1875. Ravel foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como “uma peça para orquestra sem música”, composta em 1928 e que o tornou famoso mundialmente. A composição foi encomendada pela bailarina Ida Rubinstein, e estreou na Ópera de Paris naquele mesmo ano. Ravel Começou a manifestar interesse pela música aos 7 anos. Entrou para a história da música clássica como um importante compositor impressionista e foi também reconhecido como um grande orquestrador. O compositor morreu em 28 de dezembro de 1937, em Paris.

  • Morre, no Rio de Janeiro, Luís Carlos Prestes, em 07/03/1990. Prestes foi um militar e político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX, nascido em 3 de janeiro de 1898, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Prestes ganhou fama nacional ao liderar a Coluna Prestes na década de 1920. A Coluna Prestes (ou Coluna Miguel Costa-Prestes) foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927 ligado ao tenentismo. Em seus dois anos e meio de duração, a Coluna, composta de 1 500 homens, percorreu cerca de 25 mil quilômetros através de treze Estados do Brasil.

  • Morre, no Rio de Janeiro, Antônio Houaiss em 07/03/1999 [Antônio Houaiss foi um destacado intelectual brasileiro — filólogo, crítico literário, tradutor, diplomata, enciclopedista e ministro da cultura do Brasil no governo Itamar Franco, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1971 e seu presidente em 1996, sendo o organizador e principal autor do Dicionário Houaiss. Ele nasceu em 15/10/1915, no Rio de Janeiro.

  • Morre na Itália, Tomás de Aquino, brilhante pensador cristão, em 07/03/1274. Ele foi um frade católico italiano da Ordem dos Pregadores cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como “Doctor Angelicus”, “Doctor Communis” e “Doctor Universalis”, nascido em 1225. Defendeu a filosofia escolástica, que se baseava no método cristão e filosófico pregado na união entre a razão e a fé. Esta filosofia foi amplamente difundida nas universidades medievais europeias. Como exemplo de obra da escolástica, escrita por São Tomás de Aquino, tem-se a “Summa Theologica”.

  • Dia de Santa Felicidade e Santa Perpétua [Santa Perpétua e Santa Felicidade foram martirizadas por decapitação no anfiteatro de Cartago no ano 203, na grande perseguição de Septímio Severo. Felicidade era serva de Perpétua, que se encontrava grávida quando de sua prisão pelas autoridades romanas e deu à luz na própria prisão].
    …………………………….
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.