Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos

25 de março

  • Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos – ONU – Resolução A/RES/62/122 de 2007 [Segundo as Nações Unidas, mais de 15 milhões de pessoas foram vítimas do tráfico transatlântico de escravos durante mais de 400 anos, que são considerados um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade. O objetivo do dia é aumentar a consciência sobre os perigos do racismo e do preconceito. Em 2015, as Nações Unidas inauguraram um memorial permanente em homenagem às vítimas da escravidão e do comércio transatlântico de escravos, na sede da organização em Nova Iorque. A Arca do Retorno foi concebida pelo arquiteto norte-americano de ascendência haitiana Rodney que venceu uma competição internacional em 2013].

  • Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Detenta ou Desaparecida [O Dia Internacional de Solidariedade com os Detidos e Desaparecidos é celebrado anualmente no dia 25 de março em virtude do aniversário do rapto de Alec Collett, um ex-jornalista que trabalhava para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo. Esta data tem como objetivo mobilizar a ação, exigir justiça e fortalecer a determinação de proteger o pessoal da Organização das Nações Unidas e as forças de paz, bem como os colegas da comunidade não-governamental e da imprensa].

  • Início da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, de 25 a 31 de março (Lei no 12.393, de 4 de março de 2011).

  • Dia Nacional da Comunidade Árabe -Lei nº 11.764, de 5 de agosto de 2008 [A escolha da data se deve ao fato de que os árabes se fixaram inicialmente em São Paulo, com estabelecimentos comerciais concentrados na rua 25 de Março e seus arredores, até hoje a mais movimentada área de comércio popular da cidade. A imigração árabe para o Brasil intensificou-se no início do século XX, com a instabilidade política do Império Otomano. Motivos religiosos, econômicos e sociais relacionados à estrutura agrária dos países de origem também contribuíram para a emigração. Até 1920, mais de 58.000 imigrantes árabes haviam entrado no Brasil, sendo que 40% se radicaram em São Paulo. Hoje os árabes e seus descendentes estão disseminados em todas as atividades].

  • Dia Nacional do Orgulho Gay [O Dia Nacional do Orgulho Gay, celebrado no dia 25 de março no Brasil, há alguns anos mobiliza milhares de pessoas em todo o país em prol da luta contra a homofobia. O movimento apoia os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais a ter orgulho da sua orientação sexual].

  • Dia Nacional do Oficial de Justiça – Lei nº13157, de 4 de agosto de 2015 [Dá-se a designação específica de “oficial de justiça” ao servidor público concursado do Poder Judiciário, dotado de fé pública, que, com a sua atuação, materializa a aplicação da lei ao caso concreto. Assim, o oficial de justiça é peça fundamental à prestação jurisdicional e uma função essencial à justiça, pois de nada adiantariam as decisões judiciais se não existisse quem as fizesse cumprir. O Oficial de Justiça é considerado o Longa manus do Juiz – expressão latina que designa o executor de ordens. É normalmente utilizada em referência ao Oficial de Justiça – que é o executor das ordens judiciais, ou seja, “a mão estendida do juiz na rua”].

  • Dia do Especialista de Aeronáutica – Portaria nº 160/GM3, de 15 de março de 1991 [Instituiu-se o dia 25 de março como data comemorativa do Dia do Especialista da Aeronáutica, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (1940), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica (COMAER)].

  • Dia da Constituição – Constituição Política do Império de 1824 [A escolha desse dia faz referência à primeira Carta Constitucional do Brasil, outorgada nessa mesma data, em 1824, pelo imperador D. Pedro I. Esse documento foi responsável por organizar o funcionamento das instituições políticas e jurídicas do país, após a conquista da sua independência. Esse documento teve validade durante todo o período monárquico e só foi substituído a partir de 1891, quando foi redigida uma nova Constituição por causa da mudança para o regime republicano — proclamado no Brasil após um golpe. Ao todo, o Brasil possuiu sete Constituições, e a Constituição de 1988 é a que está em vigência atualmente].

  • Inauguração do Colégio D. Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1838 [O Colégio Pedro II é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É o terceiro mais antigo dentre os colégios em atividade no país, depois do Ginásio Pernambucano e do Atheneu Norte-riograndense. A inauguração e o começo das aulas ocorreram no dia 25 de março de 1838. Estavam presentes o jovem imperador Pedro II e suas irmãs, o regente Pedro de Araújo Lima, assim como todos os Ministros de Estado. Estas presenças ilustres demonstravam a importância política que o colégio teria, desempenhando outros papéis além da instrução. O último ato público do Governo de Pedro II, em 14 de novembro de 1889, ocorreu dentro do colégio com o Imperador presidindo um concurso para professores de Inglês. Foram alunos do colégio grandes nomes da vida política e literária do Brasil, entre eles Gonçalves Dias, Capistrano de Abreu, Coelho Neto, Euclides da Cunha e os futuros Presidentes da República, Rodrigues Alves, Hermes da Fonseca e Washington Luís].

  • Publicação do último número do Folhetim, O polêmico suplemento dominical de cultura da Folha de São Paulo, em 1989 [O polêmico suplemento dominical de cultura da Folha de S. Paulo, Folhetim, publicado no final dos anos 70 e durante quase todo os anos 80, foi criado e dirigido por um dos fundadores do também polêmico Pasquim, o jornalista Tarso de Castro. O Folhetim teve início em 23 de janeiro de 1977. A sua última edição foi em 25 de março de 1989. Nos 13 anos de existência do Folhetim, muitos trabalhos importantes foram produzidos sob a força exercida pelo equilíbrio tênue que separa o jornalismo da erudição].

  • Nascimento de Anne Brontë, em Thornton, Inglaterra, a 17 de janeiro de 1820. Ela foi uma poetisa e romancista britânica, a mais jovem da família literária Brontë, constituída por ela, Emily e Charlotte Brontë, irmãs inglesas de grande talento que viviam em um pequeno vilarejo inglês e mudariam a literatura, figurando como escritoras de renome em um ambiente literário dominado por homens. Mesmo com poucos recursos, as meninas aproveitavam tudo à disposição, como reitera a professora: “As lições dadas a Branwell (o irmão mais velho), a biblioteca seleta do pai delas, os jornais e revistas de grandes cidades. Eram todos leitores ávidos de vários gêneros da escrita”. Anne Brontë é considerada a irmã invisível pelas suas obras menos lembradas em comparação às de suas irmãs mais velhas. Seu primeiro livro publicado, Agnes Grey, foi lançado em 1847 conjuntamente com O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. Ele acabou sendo ofuscado pela repercussão do romance de Emily, mas obteve uma popularidade razoável. No entanto, sua última obra, A Inquilina de Wildfell Hall (The Tenant of Wildfell Hall, publicado em 1848), seu romance mais celebrado, não fica atrás dos livros de suas irmãs em qualidade. Anne morreu em Scarborough, Inglaterra, a 28 de maio de 1849].

  • Nascimento de Elton Jonhn, A 25 de março de 1947, em Pinner, Reino Unido. Elton Hercules Jonhn é um pianista, cantor, compositor e produtor britânico. Tem o letrista Bernie Taupin como parceiro de composições desde 1967, com mais de quarenta álbuns produzidos juntos. Em sua carreira de mais de cinco décadas, Elton John já vendeu mais de trezentos milhões de discos, tornando-o um dos músicos de maior sucesso no mundo. Durante 31 anos consecutivos (1970-2000), teve ao menos uma canção na Billboard Hot 100. Seu único tributo, uma canção reescrita em 1997 em homenagem à amiga falecida princesa Diana, Candle in the Wind, vendeu mais de 33 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o single mais vendido na história do Reino Unido e dos EUA nas paradas de singles.

  • ANUNCIAÇÃO DO SENHOR 2022 – data-móvel [Festa que recorda a mensagem do anjo Gabriel à Virgem Maria para lhe anunciar a Encarnação do Verbo, nove meses antes do Natal].

  • Dia do São Dimas [O bom ladrão, venerado pela Igreja Católica como São Dimas e pela Igreja Ortodoxa como Rakh, foi um dos ladrões que foram crucificados com Jesus Cristo e que, ao reconhecer-se pecador e crer em Cristo, foi perdoado e recebido no Paraíso conforme o Evangelho de Lucas. São Dimas é considerado o primeiro santo católico. Apesar do seu nome não estar nos testamentos, São Dimas foi canonizado pelo próprio Jesus Cristo no momento da crucificação].
    ………………………………..
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.