Hoje é dia da Biblioteca

DIA 9 DE ABRIL DE 2022:

  • Dia Nacional do Aço [Esta data foi criada para homenagear um dos materiais de maior importância para o desenvolvimento das sociedades modernas: o aço. Esta liga metálica composta essencialmente de ferro e carbono é grandemente utilizada na construção civil. Entretanto, mesmo nos setores onde o aço não é matéria-prima, este continua a ser essencial, pois grande parte das máquinas que produzem a maioria dos produtos são feitas com peças de aço. A instituição do Dia do Aço no Brasil surgiu em homenagem à criação da Companhia Siderúrgica Nacional em 9 de abril de 1941, a partir do decreto lei sancionado por Getúlio Vargas. A CSN é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo e sua criação foi um passo importante para o processo de industrialização no Brasil e que viabilizou a implantação das primeiras indústrias no país].

  • Dia da Biblioteca [O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, data de nascimento do primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957)].

  • Fundação do Jornal do Brazil [Grafia utilizada até 1893, foi fundado em 9 de abril de 1891 pelo jornalista e político Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas – com intenção de defender a monarquia recentemente deposta, embora tivesse que agir de maneira discreta ante o regime republicano para não sofrer com a censura, tal como outros. Após sucessivas crises financeiras, em 2001 a família Nascimento Brito arrendou o JB ao empresário Nelson Tanure, do setor Naval. Em 31 de agosto de 2010 circulou a última edição impressa do JB, que passou a ser disponibilizado apenas em formato digital].

  • Manifestação de 1 milhão de pessoas pelas eleições diretas (Rio de janeiro – 1984). As Diretas Já foi um movimento popular ocorrido entre os anos de 1983 e 1984 que defendia a aprovação, no Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 05/1983, proposta pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB/MS) para a realização de eleições presidenciais diretas em 1985. Foi um movimento que reuniu diversas lideranças políticas, artistas, intelectuais e que realizou diversos comícios em várias capitais brasileiras. Era a primeira vez desde 1968 que a população se mobilizava para ir às ruas fazer manifestação.

  • Nasce, em São Paulo, o ator, humorista, cantor e cineasta brasileiro Amacio Mazzaropi (09/04/1912), famoso por sua interpretação do personagem Jeca Tatu. Marcou o cinema nacional com as comédias com cara de fazenda e do interior. Conhecido como o caipira Jeca Tatu, foi um dos maiores atores do Brasil e participou de 32 produções ao longo da vida. Com a importância de seus filmes, livrou a Companhia Cinematográfica Vera Cruz das dívidas e fundou a própria produtora. O ator começou a se envolver com as artes quando entrou para o circo durante a adolescência, contra a vontade da família. Mazzaropi estreou nos palcos com A Herança do Padre João. Em 1935, começou uma turnê com a própria companhia, conhecida como Troupe Mazzaropi, e percorreu inúmeras cidades do estado de São Paulo até chegar à capital. Conforme ficou mais conhecido, começou um programa na Rádio Tupi. Além de rádio e teatro, partiu para uma nova área: o cinema. Interpretando o motorista de caminhão, Isidoro, em Sai da Frente (1952), estreou nas telonas e, com o longa, melhorou as condições financeiras da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Posteriormente, fundou a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), responsável por produzir e distribuir os filmes dele. Mazzaropi morreu em 13 de junho de 1981, aos 69 anos, em São Paulo].

  • Nasce, na França, o escritor e poeta Charles Baudelaire em 09/04/1821 [Foi um dos mais influentes poetas franceses do século XIX e considerado um dos precursores do Simbolismo. Inaugurou a modernidade da poesia que só foi reconhecida depois de sua morte. Mal compreendida por seus contemporâneos, a poesia de Baudelaire está marcada pela contradição. De um lado, revela o romantismo de Allan Poe e Gérard de Nerval, e de outro, o poeta crítico que se opôs aos excessos sentimentais e retóricos do romantismo francês. Em 1857, ao lançar uma coletânea com os seus mais belos poemas, intitulada “As Flores do Mal”, foi acusado pela lei francesa de atentar contra a moral. Entre 1864 e 1866 viveu na Bélgica, quando começaram a surgir problemas de saúde. A obra de Baudelaire, que inaugurou a modernidade da poesia, só foi reconhecida após sua morte, em Paris, França, no dia 31 de agosto de 1867].

  • O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu em 9 de abril de 2021, aos 99 anos. Ele foi o consorte mais velho e de maior reinado na história da monarquia britânica, além de ter sido o homem mais velho da história da família real.

  • Dia de Santa Cacilda [Cacilda era filha de um terrível inimigo de Jesus Cristo: Adelmão, rei de Toledo, que mandava prender os cristãos, os quais ela alimentava sem que ele soubesse. Um dia, quando foi descoberta pelo pai, levando pães aos prisioneiros, ao mostrá-los ao rei, eles haviam se transformado em rosas. Quando contraiu grave doença, foi-lhe revelado que se banhasse no lago de São Vicente, ficaria curada, o que realmente aconteceu. Lá, ergueu, perto do lago um oratório numa casinhola onde, depois de ser batizada, passou o resto da vida, falecendo santamente em 1007. Devido aos milagres que lhe foram atribuídos, o culto de Santa Cacilda de Toledo espalhou-se rapidamente por toda a Espanha. Esta data, 9 de abril, é a que lhe celebra a translação de suas relíquias para a igreja de Burgos].
    …………………………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: