Hoje é Dia internacional da Prostituta
DIA 2 DE JUNHO:
- Dia do Hospital [No Brasil, o primeiro hospital criado foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, no ano de 1543, por iniciativa do português Brás Cubas. A princípio não havia médicos para atuar nesse local, sendo assim, os encarregados de cuidar dos enfermos eram os jesuítas. No dia 2 de julho de 1945, o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. Na ocasião, o prédio destacava-se pela sua estrutura e por ser um dos maiores do país. Graças a esse importante passo para a promoção da saúde no Brasil, o dia 2 de julho passou a ser considerado o Dia do Hospital. Essa data é importante para a conscientização sobre a importância desses locais para toda a sociedade e as maneiras de melhorar o atendimento a fim de que essas instituições consigam atender as necessidades da população].
- Dia Nacional da República italiana [A Festa della Repubblica Italiana é o feriado nacional da Itália celebrado todo ano em 2 de junho].
- Dia Internacional do Pólen [2 de junho, Dia Internacional do Polén, considerado um dos alimentos mais nutritivos da natureza. O grão de pólen é o elemento da flor que transportado para o elemento feminino da mesma flor ou de outra flor, permite a fecundação e consequentemente a transformação da flor em fruto. O principal agente de polinização são os insetos. São eles que executam este transporte com maior eficiência. Este fenômeno é denominado entomofilia e o principal inseto “transportador” deste grão de pólen é a abelha].
- Dia Internacional de Oração pelas Crianças em Crise [O movimento, da Igreja Batista, é realizado anualmente durante a primeira semana de junho e reúne centenas de pessoas ao redor do mundo].
- Aniversário da Lei de Improbidade Administrativa – Lei nº 8.429/1992, foi publicada em 2 de junho de 1992, a lei é criticada por sua subutilização.
- Dia Internacional da Prostituta [É uma data comemorativa que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 100 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação. O Dia da Prostituta é celebrado anualmente desde 1976 no dia 2 de junho].
- Em 2 de junho de 1962, o rei Faisal emitiu um decreto que abolia totalmente a escravidão na Arábia Saudita, o último país do planeta a fazê-lo. A imprensa oficial do país afirmou que cerca de 1.682 escravos foram libertados na época, a um custo para o governo de US $ 2.000 cada. A persistência do uso de escravos pela elite saudita já era alvo de críticas por parte dos representantes ingleses que colocaram a atual família real no trono da Arábia em 1932, mas já apoiava os Saud desde a resistência ao império Otomano na época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A principal razão era que os ingleses viam na escravidão um empecilho para a expansão do mercado consumidor de seus produtos].
- Morre, no Rio de Janeiro, o poeta gaúcho Raul Bopp (1984), autor de Cobra Norato. Raul Bopp foi um poeta modernista e diplomata brasileiro. Participou da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago. Raul Bopp nasceu no dia 4 de agosto de 1898, no Rio Grande do Sul.
- Dia de São Marcelino, mártir e Pedro [Marcelino e Pedro, por vezes chamado em latim Petrus Exorcista (m. Roma, c. 304) são mártires e santos dos primeiros tempos do cristianismo, venerados por diversas confissões cristãs, entre elas a Igreja Católica. Marcelino foi um sacerdote eminente de Roma e Pedro cumpria o ministério de exorcista. Ambos teriam sido vítimas da perseguição de Diocleciano. Marcelino teria sido torturado sobre vidros quebrados, enquanto Pedro teria sido torturado por asfixia com cordas apertadas].
……………………………..
(Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.