Viver sem lactose: como adaptar suas refeições diárias
Um ajuste aqui, uma substituição ali e pronto: sua alimentação sem lactose continua deliciosa
Quando alguém se descobre alérgico ou intolerante à lactose, surge um dilema: como viver sem ela? Afinal, ela está presente em muitos dos alimentos e receitas que consumimos todos os dias! Mas a verdade, felizmente, é que com algumas adaptações simples é possível manter suas refeições preferidas sem sofrer com o mal-estar.
Atualmente, existe uma ampla oferta de produtos na versão livre de lactose disponíveis para substituir os convencionais e manter a alegria de comer bem. Por exemplo, aquele delicioso pão de alho para o qual ninguém consegue dizer não pode ser feito com ingredientes veganos, como a manteiga vegana e o creme vegetal. Assim a receita está liberada para marcar presença no clássico churrasco.
Adaptar sua rotina alimentar não precisa ser um desafio. Unindo conhecimento com os produtos e ingredientes disponíveis no mercado, você não terá dificuldades. E, claro, as dicas que te daremos a seguir também irão ajudar muito. Confira!
Substitutos para os laticínios
Encontrar substitutos para o as laticínios que agradem o seu paladar é a nossa primeira dica — e, provavelmente, você não terá dificuldades para fazer isso. Hoje há muitas opções, e você as encontra facilmente em mercados e até em feiras.
Os leites de origem vegetal são ótimos substitutos para o leite de vaca, e você pode escolher entre alternativas como o leite de amêndoas, aveia, coco e soja. Eles podem ser utilizados em praticamente todas as receitas, de sobremesas a pratos salgados.
Queijos veganos e iogurtes também à base de leites vegetais são soluções ótimas para o dia a dia, além de serem opções saudáveis e nutritivas. Além disso, eles oferecem uma textura muito semelhante aos laticínios tradicionais, funcionando bem em pizzas, lanches, massas e até molhos.
Outros derivados do leite amplamente usados em receitas do dia a dia, como creme de leite, iogurte e leite condensado, também estão disponíveis em versões sem lactose. Dessa forma, é possível saborear um estrogonofe cremoso, uma coalhada deliciosa ou até um brigadeiro irresistível sem abrir mão do sabor ou da textura.
O chocolate, que antes era considerado um inimigo para quem evitava lactose, agora pode ser encontrado em diversas opções sem lactose. Há, inclusive, versões em barra, perfeitas para preparar bolos, tortas e outros doces.
Planejando refeições equilibradas
Sabemos que qualquer tipo de dieta deve ser equilibrada, e o mesmo vale para uma alimentação zero lactose. É importante garantir que você está consumindo todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, e a dica é incluir alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Eles costumam estar presentes em laticínios, mas podem ser encontrados em vegetais de folhas verdes, no tofu e em algumas sementes, como a chia.
Planejar as refeições também pode te ajudar a manter uma boa rotina alimentar, evitando o consumo de fast foods ou industrializados. Monte cardápios semanais e deixe tudo pronto no seu tempo livre, sempre atento para utilizar opções sem lactose e priorizar ingredientes frescos e naturais.
Explore novas receitas
A prioridade de quem está se adaptando a uma dieta sem lactose é poder continuar consumindo os alimentos e as receitas de sempre. Já provamos que isso é possível, mas podemos ir além, descobrindo novos pratos e sabores.
Assim, aquilo que seria um processo burocrático de adaptação se torna uma jornada prazerosa por novas experiências. Explore receitas na internet e tire da gaveta aquele prato que você sempre quis fazer, mas, por um motivo ou outro, nunca preparou — inove para que sua dieta seja sempre incrível. A vida sem lactose também pode ser gostosa e saudável!