Cidade de Goiás se prepara para receber fiéis na Procissão do Fogaréu

Dez mil pessoas são esperadas para a tradicional Procissão do Fogaréu, realizada há mais de 270 anos na Cidade de Goiás (GO). A celebração começa hoje (23), à meia-noite, na chamada Quarta-feira das Trevas, quando as luzes da cidade se apagam e dão lugar às tochas, que iluminam o espetáculo ao ar livre.

procissao_do_fogareu
Na Procissão do Fogaréu, os chamados farricocos representam soldados romanos Arquivo/Agência Brasil

Cerca de 40 farricocos, personagens vestidos de túnicas coloridas e capuzes pontiagudos, representando soldados romanos, concentram-se em frente à Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na praça principal da cidade, acompanhados da multidão. Ao som de tambores, o grupo segue para a escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que simboliza o local da Última Ceia, e depois marcha em direção à Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Jardim das Oliveiras, lugares descritos na Bíblia.

Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás
Ao som de um clarim, é decretada a prisão de Jesus Cristo. Os fieis retornam, então, à praça central, onde é encerrada a procissão.

Fogareuzinho

Mais cedo, às 17h, é a vez das crianças participarem do momento que reúne fé, tradição e folclore. Organizado pela Escola Letras de Alfenim, o Fogareuzinho foi criado especialmente para os pequenos. Em um percurso curto, a procissão sai do Museu das Bandeiras, e a encenação ocorrem de forma semelhante ao evento da noite, contando com os chamados Farricoquinhos.

O evento histórico na cidade de arquitetura colonial, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, atrai pessoas de vários lugares do Brasil.

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: