Inédito: Aedes aegypti infectado com vírus chikungunya é encontrado no Brasil

Essa é a primeira vez que um mosquito é detectado com o vírus chikungunya; descoberta foi feita em Aracaju e publicada em revista científica estrangeira

Um mosquito da espécie Aedes aegypti foi encontrado, pela primeira vez no Brasil, naturalmente infectado pelo vírus responsável pela febre chikungunya. A descoberta foi publicada na revista científica PLoS Neglected Tropical Diseases.

Identificado na capital sergipana, Aracaju, por uma iniciativa da Rede de Pesquisa sobre Zika Vírus em São Paulo (Rede Zika), com o apoio de profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen-SE), a notícia reforça as várias evidências de que o Aedes aegypti seria um dos principais vetores responsáveis por espalhar a doença e torná-la popular entre 2015 e 2016, quando um surto de chikungunya aconteceu, afetando principalmente na região Nordeste.

Até dezembro de 2016 já haviam sido registrados mais de 250 mil casos possíveis de febre chikungunya no Brasil. Mas, apesar da elevada quantidade de casos, o Ministério da Saúde ainda não tinha encontrado nenhum inseto infectado.

Pesquisa

Para realizar a análise, foram coletados, em fevereiro de 2016, mais de 200 mosquitos que circulavam em seis bairros da cidade, onde havia um registro alto de incidência dos sintomas de arboviroses, que são doenças transmitidas por artrópodes, com foco na dengue , Zika e chikungunya.

Leia mais no site do Último Segundo – iG

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.