Secretaria de Saúde do Pará alerta municípios após surto de sarampo em navio
A Secretaria de Saúde Pública do Pará emitiu um alerta a 23 municípios do estado para que façam o acompanhamento das pessoas que estavam entre os passageiros de um navio de cruzeiro que registrou surto de sarampo.
Segundo a pasta, a medida foi recomendada pelo Ministério da Saúde, que informou a existência de 312 paraenses entre os cerca de 10 mil passageiros.
A orientação é que todos procurem imediatamente uma unidade de saúde, se sentirem os sintomas da doença, e também informem que estiveram no navio. Os sintomas do sarampo são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, coriza e conjuntivite.
O alerta do Ministério da Saúde foi enviado a todas as secretarias de saúde do país. São 23 casos suspeitos de sarampo, dos quais 13 foram confirmados em tripulantes de diversos países, além do Brasil.
O navio de cruzeiro Seaview MSC desembarcou em Santos, litoral do Estado de São Paulo, no dia 16 de fevereiro. Foi adotada uma estratégia de bloqueio da transmissão da doença, que é altamente contagiosa.
Passageiros e tripulantes foram vacinados por profissionais de saúde da prefeitura de Santos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Todos os custos da imunização no navio foram arcados pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
EBC