8 de março é dia de luta

Data relembra reivindicação das mulheres por melhores condições de trabalho

O Dia da Mulher é celebrado oficialmente no dia 8 de março desde 1975, mas sua origem remonta do início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. Hoje, elas também precisam mostrar sua força e seguem lutando e desbravando o mundo corporativo para ocupar profissões que antes eram tidas como masculinas.

O movimento feminista teve seus resultados. Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior mostram a predominância das mulheres nas universidades em relação aos homens. Elas são 55% dos estudantes ingressantes, 57% dos matriculados e 61% dos concluintes dos cursos de graduação. Na licenciatura, por exemplo, 70,6% das matrículas são do sexo feminino. Ao escolher seguir uma carreira ainda pouco ocupada por elas é preciso mostrar resistência e garra para não desistir do diploma da profissão que você elegeu. Agora é hora de conferir a lista.


Cursos para concorrer pelo Sisu, Prouni e Fies

Engenharia

Em suas mais diversas ramificações, essa área é uma das que está sendo mais conquistada pelas mulheres. Com foco para a Engenharia Civil, que é uma das mais almejadas atualmente no mercado brasileiro. O curso que dura em média cinco anos é formado por desafios e conquistas para elas. As atividades envolvem do planejamento a vistoria e avaliação de obras e serviços referente a edificações como também de sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes.

Jornalismo Esportivo    

Mulher no Jornalismo Esportivo? Por que não? O paradigma de que os esportes, principalmente o futebol, faz parte somente do universo masculino já foi derrubado há tempos. Essa especialização da profissão jornalística é um dos campos a ser seguido por elas que optaram por cursar Jornalismo. O curso dura em média 4 anos e a atuação nessa área pode ser executada em diversos meios de comunicação como TV, impresso, rádio e sites de notícias. 

Tecnologia da Informação 

Na Gestão da Tecnologia da Informação elas também estão presentes. O curso pode ser definido como o preparo para a administração de software, hardware, bancos de dados e também de pessoas de uma organização. A maioria dos cursos habilita o estudante na criação, na implementação e na administração de sistemas de informação de dados.

Pilotagem de Aeronaves 

Elas também têm conquistado novos voos. O curso de Pilotagem de Aeronaves é uma formação de nível superior com titulação tecnológica que habilita os estudantes para exercer as funções de um piloto completo, capaz de assumir os mais variados tipos de aeronaves, como helicópteros e aviões de diferentes portes. O tempo médio do curso é de dois anos.Fonte: Ascom Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.