Saiba como escolher o cortador de grama para cuidar do seu jardim
Os cortadores de grama são ferramentas fundamentais para quem não abre mão de deixar o jardim sempre bonito ou para cuidar dos espaços maiores com esse tipo de vegetação. Os cortadores manuais são recomendados para terrenos menores. Chamados de modelo helicoidal, esse tipo de equipamento é aquele que o usuário deve seguir por trás, empurrando o cortador manualmente.
Os cortadores de grama elétricos são recomendados para jardins um pouco maiores. Se o trabalho é em áreas com mais de 400 m² é preciso máquinas mais potentes, movidas a gasolina. É recomendado um equipamento à gasolina ou até mesmo um trator de cortar grama.
Quanto maior for a área, maior será a necessidade de uma máquina grande com uma largura de corte superior. Mas antes de escolher o equipamento é bom verificar os níveis de emissões sonoras. Os elétricos, à bateria ou os modelos robotizados têm baixo índice emissão de ruído.
Os equipamentos com função de triturar ou reciclar são ótimas opções do ponto de vista ambiental. Ele permite que a grama fique no mesmo terreno, o que ajuda a fertilizar e devolve água e nutrientes ao gramado. Outra vantagem é o fato de você não precisa se preocupar com o manuseio e transporte da grama cortada.
Cuidados na escolha
Uma máquina de alta qualidade geralmente demandam menos reparos e tem a manutenção mais prática e em intervalos maiores. As ferramentas elétricas têm peças mais em conta em relação aos demais modelos. Os modelos mais baratos costumam apresentar mais problemas e demandar mais consertos.
Celso Martins