17 de janeiro: Morre, em São Paulo, a pintora Tarsila do Amaral (1973)

  • Dia Nacional dos Tribunais de Contas no Brasil [desde 1893 e Portaria no 4/1969 da Presidência do TCU – Boletim Interno no 2, Ano II, 20/1/1956].

  • Fundação da União Brasileira de Escritores – UBE (São Paulo – 1958), através da fusão da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores.

  • Morre, em Washington (EUA), Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1910), político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista pernambucano formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Nascido em 19 de agosto de 1849, no Recife, a data de seu nascimento comemora-se o Dia Nacional do Historiador. Foi autor, dentre outras obras de O Abolicionista (1883 ); Minha Formação (1900 ).

  • Morre, em São Paulo, a pintora Tarsila do Amaral (1973), uma das figuras centrais do começo do movimento modernista brasileiro. Autora do famoso quadro Abaporu, de 1928, deu início ao movimento antropofágico nas artes plásticas. Junto com a pintora Anita Malfatti e os poetas modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia formaria o Grupo dos Cinco. Ela nasceu em 1º de setembro de 1897, em Capivari (SP).

  • Nasce, na Espanha, o poeta e dramaturgo espanhol Pedro Calderón de La Barca (1600), autor das peças “A Vida é um Sonho” e “O Médico de sua Honra”, ambas de 1635. O poeta morreu a 25 de maio de 1681, Madrid, Espanha.

  • Dia de Santo Antão [Santo Antão, também conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, foi um santo cristão do Egito, um líder de destaque entre os Padres do Deserto.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.