Hoje é dia mundial da oração; o que você pediria a Deus nesse momento?
- Dia Mundial da Oração 2022: DIA 4 DE MARÇO, 1ª SEXTA-FEIRA [É uma iniciativa ecumênica internacional de mulheres leigas cristãs. É executado sob o lema “Oração Informada e Ação Piedosa” e é celebrado anualmente em mais de 170 países na primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968. Este dia não é destinado apenas para uma religião específica, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras benéficas para a humanidade. A data é celebrada com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo].
- Nascimento do futebolista fluminense Dario José dos Santos, o Dadá Maravilha (04/03/1946), que atuava como centroavante. É o quarto maior artilheiro do futebol brasileiro com 926 gols. Perde apenas para Romário, Pelé e Arthur Friedenreich.
- Nascimento do escritor, dramaturgo, editor, jornalista e roteirista amazonense Márcio Souza (04/03/1946), autor, dentre outras obras, de Mad Maria; Galvez, Imperador do Acre; História da Amazônia. A obra de Márcio Souza se destaca pela sua busca constante em desvendar a Amazônia, cuja riqueza cultural e histórica é ignorada pelos próprios brasileiros. O processo de colonização do Norte do país, a exploração do látex na passagem do século XIX para o XX, durante o chamado ciclo da borracha, a questão indígena e os abismos sociais nascidos do embate entre modernidade e arcaísmo na região são a matéria-prima de suas narrativas.
- Nascimento de Antonio Vivaldi, em 4 de março de 1678. Ele foi famoso compositor e músico do estilo barroco tardio oriundo da República de Veneza, atual Itália. Tinha a alcunha de il Prete Rosso por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. Seu concerto “As Quatro Estações”, para violino e orquestra, é a mais popular de suas composições. Além de importante compositor de óperas, também foi regente, cenógrafo e empresário. Vivaldi faz parte da galeria dos mestres da música universal. O artista faleceu em 28 de julho de 1741, em Viena, Áustria.
- Nascimento, a 4 de março de 1910, em São João del Rei, Minas Gerais, de Tancredo de Almeida Neves, advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido o 33.º primeiro-ministro do Brasil e presidente da República eleito, porém não empossado. Com a derrota da emenda Dante de Oliveira, que instituía as eleições diretas para presidente da República em 1984, foi o nome escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição reunidos na Aliança Democrática. Em 1984, aceitou a proposta de se candidatar à Presidência da República e em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral por uma larga diferença. No entanto, adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse, sendo empossado em seu lugar o vice José Sarney. Em 21 de abril de 1985, morreu aos 75 anos. Tancredo é considerado um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX.
- Morte do escritor e poeta de literatura de cordel Leandro Gomes de Barros, no Recife, PE, em 04/03/1918. Em 19 de novembro é comemorado o “Dia do Cordelista”, em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros (19/11/1865), em Pombal, Paraíba. Leandro foi um dos primeiros poetas a se preocupar com a questão dos direitos autorais dos folhetos de cordel, iniciativa relevante para a consolidação da circulação regular dessas publicações. Foi o grande precursor da literatura de cordel brasileira. Segundo dados da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, estima-se que o cordelista tenha deixado um legado de cerca de mil folhetos.
- Dia de São Casimiro [foi um príncipe polaco, filho da rainha Isabel da Áustria e de Casimiro IV da Polônia, que foi santificado por ter praticado de modo especial a bondade com os pobres e ter grande devoção a Nossa Senhora. Ele nasceu na Cracóvia, a 3 de outubro de 1458 e morreu em Grodno, em 4 de março de 1484).
………………………………………
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.