Hoje é dia do desporto comunitário

DIA 3 DE ABRIL DE 2022:

  • Dia do Desporto Comunitário [No dia 3 de abril comemoramos o Dia do Desporto Comunitário, que introduz no ser humano valores como a solidariedade, o respeito ao próximo, a tolerância, o sentido coletivo e a cooperação. Os objetivos do esporte podem ser, além da competição, também recreativos, ou de contribuição à saúde, ou ainda de melhoraria de aptidão física e/ou mental].

  • Nascimento da escritora Maria Clara Machado em 03/04/1921, em Belo Horizonte [Maria Clara Jacob Machado foi uma escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro e ganhadora do Prêmio Machado de Assis 1991. Aníbal Machado, pai de Maria Clara, era escritor, crítico literário e um agitador cultural. Amigo de inúmeras personalidades da elite intelectual e artística da época, mantinha em sua residência um encontro dominical. Nos encontros em sua casa, compareciam figuras como os escritores e poetas Albert Camus, Pablo Neruda, Murilo Mendes, Dante Milano, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, João Cabral de Mello Neto, Adalgisa Nery, entre outros, artistas plásticos como Ismael Nery, Di Cavalcanti, Goeldi, Guignard, Portinari, Fayga Ostrower, Glauco Rodrigues, Anna Letycia, e muitos mais. Considerada a maior autora de teatro infantil do país, Maria Clara Machado escreveu quase 30 peças infantis, livros para crianças e 3 peças para adultos (“As interferências”, “Os Embrulhos” e “Miss Brasil”). Sua primeira grande peça, “O boi e o burro a caminho de Belém”, de 1953, era um auto de Natal que rendeu ótimas críticas. A peça foi originalmente escrita para teatro de bonecos, mas, no fim, acabou sendo montada com atores. Foi em 1955 que surgiu o maior sucesso do Tablado e o texto mais montado de Maria Clara Machado: “Pluft, o fantasminha”. Depois do sucesso de Pluft, Maria Clara Machado escreveu mais de 25 peças, entre as quais “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”. A escritora faleceu em 30/04/2001, no Rio de Janeiro].

  • Fundação do Jornal do Commercio, em Recife – PE [Fundado em 3 de abril de 1919 por F. Pessoa de Queiroz, o jornal figura entre os periódicos de maior credibilidade do Brasil e já conquistou ao longo de sua história muitos dos principais prêmios nacionais destinados ao setor de comunicação, como o Esso Regional Nordeste, Fiat Allis, Vladimir Herzog, Imprensa Embratel, Unisys e José Reis de divulgação científica, entre outros. A publicação também é recordista absoluta do Prêmio Cristina Tavares, maior reconhecimento jornalístico pernambucano, com dezenas de troféus em texto, arte, foto e desenho. Entre os reconhecimentos mundiais, estão o Prêmio Desertificação: Uma Ameaça Global, conferido pela ONU, o da International Library of Photography e vários reconhecimentos no News Page Design (que elege as melhores capas de jornais do mundo). Foi ganhador de várias premiações nacionais, como o Esso de Jornalismo, Prêmio CNH, Prêmio Imprensa Embratel e Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Em 2021, o JC encerrou as edições impressas, migrando completamente para o formato digital, seguindo a tendência de outros veículos do país].

  • Dia de São Ricardo [São Ricardo (*1197 — †3 de Abril de 1253), também conhecido como Ricardo de Chichester, foi professor universitário e bispo da cidade Chichester, na Inglaterra e canonizado no ano de 1262. São Ricardo é o santo padroeiro da região de Sussex e segundo o Martirológio Romano o dia de S. Ricardo comemora-se a 3 de abril, mas, localmente é celebrado a 16 de Junho].
    …………………………………
    (Seleção, pesquisa, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: