Educa

Alunos do SESI aprendem a preparar receitas saudáveis

Macapá – Orientar e promover de forma inovadora e atrativa qualidade de vida aos alunos da Escola Visconde de Mauá do Serviço Social da Indústria (SESI). Com esse objetivo, a versão infantil do Programa Cozinha Brasil está atendendo, durante toda essa semana, 25 crianças de 6 a 7 anos de idade.

Os alunos da Turminha Cozinha Brasil participam de aulas ministradas com muita descontração e atividades lúdicas. Aprendem a higienizar as mãos e os alimentos, a reduzir o desperdício e a reaproveitar as partes das frutas, legumes e verduras que costumam ser descartadas. Com carga horária de 6 horas, dividas em aulas diárias de 1 hora e 30 minutos, a nova metodologia será repassada para toda comunidade escolar.

Enquanto Marineide França, Economista Doméstica do Programa, explica como funciona aos alunos sua participação na receita, Davi Ferreira e Kauã Queiroz, ambos de 6 anos, demonstram ansiedade para colocar as instruções em prática. Para Benny Pimentel, de 7 anos, a parte mais gostosa é comer o que ajudam a preparar. “Quando terminar as aulas, vou ensinar minha mãe a produzir as receitas aprendidas durante o curso”.

Segundo a nutricionista Luciane Zagalo, além de ensinar as crianças a se alimentar de forma saudável e com baixo custo, as receitas são elaboradas para prevenir o surgimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como a hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade.

De acordo com Alyne Vieira, superintendente do SESI, o objetivo é fazer com que os alunos tenham maior interesse por alimentos que geralmente não fazem parte do cardápio, mas que são importantes para a saúde. “Nessa fase da vida, as crianças e os adolescentes consomem muito salgadinho, refrigerantes e balas. Oportunizamos esse momento para orientá-los sobre o prejuízo que esses alimentos causam a saúde”, ressaltou.

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: