Rompimento de barragem: fornecimento de água é restabelecido em Pindamonhangaba

baiuca
PUBLICIDADE

O fornecimento de água em Pindamonhangaba, no interior paulista, foi retomado no final da noite desta terça-feira (9). Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o abastecimento havia sido interrompido na manhã de ontem devido a problemas na qualidade da água causados pelos rejeitos vindos de uma barragem de mineração que se rompeu em Jacareí, também no interior paulista.

O acidente, ocorrido na última sexta-feira (5), lançou material rejeitado da mineração de areia no Rio Paraíba do Sul. Com isso, o abastecimento em 70% da cidade de São José dos Campos teve de ser interrompido do final da tarde daquele dia até o meio da tarde de sábado (6).

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a empresa Rolando Comércio de Areia depositava na barragem, irregularmente, rejeitos de outra mineradora que está com as atividades paralisadas e em processo de renovação de licença.  O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa, o que resultou no rompimento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba do Sul, rio que abastece cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Cetesb informou que deve anunciar a até sexta-feira (12) as sanções à mineradora.

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil Edição: Nádia Franco

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.