Escolas de Atalaia do Norte participam de mobilização de combate a malária
Programa Saúde na Escola, por meio da Secretaria de Saúde de Atalaia do Norte, intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e ao mosquito transmissor da malária.
A coordenadora do programa, Jucelia Graça, destacou a programação que será realizada essa semana na cidade.
Ela explica que até o dia 28 de maio, equipes da Saúde da Família vão visitar as escolas para divulgar formas de combate ao mosquito que transmite a malária e ao aedes aegypti.
Foi realizado no decorrer desse mês, um concurso onde os docentes expressaram por meio de redações, poesias e desenhos, ações de combate ao mosquito transmissor da malária. A coordenadora informou que a iniciativa contou com o envolvimento de alunos e professores.
A malária pode ser prevenida de duas formas, a primeira é eliminando o mosquito, destruindo os locais onde se reproduzem, ou aplicando inseticidas adequados e adotados pelos programas de combate ao mosquito. A segunda forma é medicar a pessoa infectada de maneira correta. Pois, segundo estudos, a malária é uma infecção parasitária transmitida de pessoa para pessoa pela picada da fêmea do mosquito infectado. Esses mosquitos, geralmente, picam entre o anoitecer e o amanhecer.
Com informações do portal Médicos sem Fronteiras e a colaboração de Marcello Bhacana.
EBC