Educa

Alunos do SESI e do SENAI AP expõem projetos em Feira de Ciências

Macapá – Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão participando da IV Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (FECEAP). Os estudantes têm três projetos expostos no evento, que encerra nesta sexta-feira, 23. As ideias que obtiverem a melhor avaliação na etapa estadual, participarão da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

“Aproveitamento do caroço de açaí como biomassa” é o projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Visconde de Mauá, do SESI: Gabrielly Picanço, Francisca Edina Maciel e Gabriel Pelaes. Eles são orientados pela professora de Ciências, Jesuene Coelho e coorientados pelo professor de Matemática, Edgar Vieira. O objetivo é propor soluções socioambientais que permitam a utilização desses resíduos para fabricação de tijolos orgânicos capazes de atender indústrias e panificadoras.

“Geração de energia elétrica a partir de dínamo instalado em rabetas utilizadas por ribeirinhos” foi elaborado pelos alunos do Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP) Regular, Bruno Alessandro, José Gabriel e Renata Larissa. Eles são orientados pelo professor de Física, Danilo Ramalho, e coorientados pelo professor Edgar Vieira. O trabalho propõe a instalação de pequenos geradores no eixo principal das rabetas para transformar em energia elétrica e alimentar uma bateria, que, ao ser carregada, seria retirada pelo ribeirinho e utilizada em suas necessidades domésticas.

Os alunos do 2º ano do EBEP, ofertado SESI e pelo SENAI, concorrem com o trabalho “Economic”. O projeto, desenvolvido por Rodrigo Borges e Pablo Mota, e orientado pelo instrutor do SENAI, Raul Barrada, trata de um aplicativo que se comunica com placas que trabalham a parte de automação predial. A proposta contribui para a diminuição do consumo de energia e não agride o meio ambiente.

Para a diretora da Escola Visconde de Mauá, Valena Calandrini, a qualidade dos trabalhos demonstra o interesse dos alunos do SESI AP nas mais diversas áreas. “Houve muito empenho na produção dos projetos e estamos muito confiantes nos bons resultados. Promovemos atividades que estimulem os estudantes para o desenvolvimento do saber e nossas crianças e adolescentes são capazes de vivenciar experiências de construção de novos conhecimentos por meio de propostas inovadoras”, destacou a diretora.

Asscom

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: