Diretora-gerente do FMI aponta incertezas crescentes na economia global

Christine Lagarde citou tensão comercial, volatilidade nos mercados e geopolítica como ameaças ao crescimento global

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, apontou em texto publicado no site da instituição nesta quinta-feira o que ela classificou como três incertezas crescentes à economia global: a tensão comercial, a volatilidade nos mercados e a geopolítica.

No texto, Lagarde aponta as prioridades que a instituição vai levar à reunião do G-20 na próxima semana na Argentina. “Quando nos encontrarmos em Buenos Aires, nosso foco estará sobre as políticas necessárias para proteger o impulso de crescimento global em relação aos riscos negativos e reforçar o crescimento no futuro”, comentou.

“Mas mesmo que o sol ainda brilhe na economia global, há mais nuvens no horizonte. Proponho reflexão sobre as preocupações crescentes com as tensões comerciais, o recente aumento da volatilidade nos mercados financeiros e a geopolítica mais incerta.”

Na avaliação de Lagarde, o FMI e os membros do G-20 devem trabalhar para reduzir as resistências ao comércio. “Não devemos criar obstáculos”, afirmou.

Veja mais no site Estadão

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.