Brasil

Rosa Weber nega pedido do MBL para declarar Lula inelegível

Ministra alegou que este não é o momento ainda de analisar a questão

André de Souza

BRASÍLIA — A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido do Movimento Brasil Livre (MBL) para declarar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inelegível já neste momento. Ela não chegou a dizer se Lula deve ser enquadrado ou não na Lei da Ficha Limpa. Alegou apenas que este não é o momento ainda de analisar a questão, e que o MBL sequer tem o direito de contestar uma candidatura presidencial.

Lula, que é pré-candidato do PT à Presidência da República, cumpre pena em Curitiba após ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Segundo Rosa, a contestação de registro de candidatura só pode ser feita por candidatos adversários, partidos políticos, coligações partidárias e Ministério Público Eleitoral no prazo de cinco dias após a publicação de edital em que constam os nomes dos postulantes aos cargos eletivos.

A Lei da Ficha Limpa estabelece que condenados por órgãos colegiados numa série de crimes, caso de Lula, não podem disputar as eleições. Mas o período de registro de candidaturas, que vai de 20 de julho a 15 de agosto, sequer começou.

Leia mais no site O Globo

O que você pensa sobre este artigo?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.