Descansar ou manter o ritmo? Veja dicas para as férias de julho

Educa

Organizar uma rotina que alie lazer e estudos ajuda o estudante a chegar bem preparado nos vestibulares do fim do ano

Julho chegou e, com ele, as tão esperadas férias escolares. A maioria dos estudantes aproveita o mês para descansar, viajar e se divertir, mas, para quem presta vestibular no final do ano, fica difícil deixar de se preocupar com a rotina intensa de estudos. E agora? Esquecer a escola ou aproveitar o período sem aulas para dar um gás a mais na preparação?

Nem um extremo, nem outro. O descanso é essencial para que o estudante consiga chegar ao final do ano com energias suficientes para ter boa concentração nas provas. Ao mesmo tempo, não dá para desligar a chave totalmente e ignorar o fato de que, dentro de alguns meses, as provas chegarão. Confira abaixo a lista de dicas que o GUIA preparou em parceria com professores do Sistema de Ensino COC by Pearson para você aproveitar as suas férias sem culpa.

Organize a rotina
“Nas férias, a meta principal é repor as energias”, lembra o professor Wanderley Damatta, do COC São Bernardo. “É importante voltar para o segundo semestre tranquilo e com disposição para assistir a todas as aulas”. Fernando Rocha, professor do COC Atibaia, reforça que relaxar um pouco nas férias pode ajudar na preparação ao longo do resto do ano. “Com o aluno mais descansado, os estudos podem render muito mais”.

Mas a preparação não pode ser abandonada completamente durante o período, lembra Fernando. “Fica muito difícil retomar o ritmo caso o aluno pare totalmente por cerca de um mês.” Uma dica importante é organizar uma rotina que permita balancear descanso, diversão e estudos. “Elaborar um calendário equilibrado, de forma que você consiga fazer tudo isso sem culpa, pode ser uma boa alternativa”, diz Damatta.

Saiba mais no Guia do Estudante

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.