AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

O que busca um jovem profissional talentoso

Pesquisa de uma consultoria global aponta as expectativas de trainees e as práticas adotadas pelas empresas para retê-los, o que tem se tornado desafio cada vez maior no mundo corporativo

Num cenário complexo, no qual a procura é maior que a oferta, selecionar os melhores talentos e retê-los é um desafio constante no mundo corporativo. Por outro lado, os jovens que buscam ingressar no mercado, além do nervosismo natural, alimentam expectativas quanto às oportunidades que a organização poderá oferecer.

Atenta a esse movimento, a Consultoria Lee Hecht Harrison (LHH) – especializada em transição de carreira e desenvolvimento de talentos – fez uma pesquisa com 111 trainees que atuam em grandes empresas brasileiras, entendo seus anseios, o que esperam das organizações e quais práticas elas têm adotado para o desenvolvimento desses profissionais.

De acordo com a consultora Maiti Junqueira, gerente de desenvolvimento de talentos da LHH, 26% dos entrevistados apontaram o desenho do programa de desenvolvimento como o motivo que mais pesou na escolha pela empresa que atua. Em seguida, para 17% deles, a reputação da empresa foi determinante para a escolha. “Isso demonstra que o jovem também está mais seletivo e atento ao que a empresa poderá proporcionar para a carreira dele em médio e longo prazos”, afirma Maiti, que coordenou o estudo.

Conforme Maiti, ao serem indagados sobre os motivos que os fazem seguir na empresa, 29% citaram os desafios constantes e 19% novamente lembraram-se do programa de desenvolvimento. “Nesse item um fator chamou atenção: 14% dos ouvidos citaram que a possibilidade de se tornar gestor era a razão que motiva permanecer na organização. Isso significa que a viabilidade do empreendedorismo é um atrativo considerado por esse público”, explica a consultora, acrescentando que 35% dos ouvidos apontaram o job rotation como primordial para o desenvolvimento como trainee.

CRESCIMENTO E RETENÇÃO

A consultora Maiti Junqueira, gerente de desenvolvimento de talentos da LHH, diz que importante identificar se os jovens estão sendo desafiados dentro das empresas (foto: Arquivo Pessoal) A consultora Maiti Junqueira, gerente de desenvolvimento de talentos da LHH, diz que importante identificar se os jovens estão sendo desafiados dentro das empresas
(foto: Arquivo Pessoal)
Para Maiti, na atualidade, a visão dos jovens talentos segue na direção de ser protagonista e não ser mais um dentro da companhia, o que significa um progresso no mercado de trabalho brasileiro, mostrando certa maturidade. “Isso ficou claro quando perguntamos quais iniciativas eles agregariam, caso pudessem redesenhar o programa de trainee da empresa. Mais de 60% citaram fóruns de discussão entre trainees e líderes. Parece ousado, mas é bem típico dessa geração”, diz a gerente, concluindo que 54% dos entrevistados afirmaram que a falta de expectativa de crescimento é o principal motivo que o faria a procurar outra colocação no mercado.

Nesse sentido, é essencial que as empresas tracem e invistam em programas de desenvolvimento e de coaching em grupo que contemplem as necessidades reais dos jovens nesse momento da carreira. “Além disso, é importante identificar se esses jovens estão sendo desafiados na medida certa, ou seja, se a empresa está proporcionando aos jovens profissionais momentos de flow (um estado mental em que a pessoa está totalmente imersa e envolvida no que está fazendo) ao longo de suas trajetórias. O que é importantíssimo para retenção.”

Na pesquisa, cerca de 25% dos entrevistados acreditam que o desenho do programa de trainee foi o fator mais importante para a tomada de decisão sobre qual empresa iniciar a carreira. Logo em seguida está o item reputação da empresa, mostrando o quanto é importante que a empresa se dedique ao desenho e planejamento do programa.

Em termos de ações de desenvolvimento, os jovens apontam como ações mais desejadas os programas de coaching e mentoring. A LHH oferece uma solução de coaching em grupo que está cada vez mais aderente a esse público. O processo de coaching em grupo tem apoiado os programas de jovens talentos não só alavancando o desenvolvimento de habilidades comportamentais, mas também sendo um processo poderoso para o ganho de musculatura e maturidade desses profissionais.

RAIO X
Qual o principal motivo que o fez escolher ser trainee em sua empresa?
26% – Desenho do programa de desenvolvimento
17% – Reputação da empresa
15% – Segmento do negócio
14% – Cultura da empresa
11% – Oportunidade de se tornar líder
7% – Oportunidade de carreira internacional
6% – Remuneração
3% – Outros

Qual o principal motivo que faria você procurar uma outra oportunidade de trabalho?
54% – Falta de expectativas de crescimento profissional
18% – Falta de desafios
7% – Quebra de confiança
6% – Falta de alinhamento com a cultura
6% – Remuneração
4% – Falta de investimento em ações de desenvolvimento e treinamentos
4% – Não me relacionar bem com meu gestor
3% – Reputação da empresa
1% – Outros

O que está sendo primordial para o seu desenvolvimento como trainee?
35% – Job rotation
25% – Projeto desafiador
23% – Contato com a alta liderança
13% – Atividade na área de negócio onde está alocado
2% – Treinamento em sala de aula ou virtuais
2% – Outros

Escolha até três ações de desenvolvimento que acredita que possam contribuir com aprimoramento de sua carreira?
45% – Programa de coaching
42% – Programa de mentoring
41% – Workshop sobre gestão de projetos
40% – Workshop sobre autoconhecimento
38% – Workshop sobre comunicação e influência
34% – Workshop sobre liderança do futuro
27% – Workshop sobre criatividade e inovação
21% – Workshop sobre protagonismo e carreira
4% – Workshop sobre trabalho em equipe

O que poderia melhorar em seu dia a dia na empresa?
57% – Ter mais trabalhos alinhados com a estratégia
54% – Ter mais líderes inspiradores
29% – Ter mais autonomia
28% – Ter mais clareza do propósito da empresa
25% – Ter mais contato com o gestor
8% – Outros

Estado de Minas

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: