Macapá imuniza mais de 16 mil pessoas e atinge 80% da meta da campanha

Educa

O dia D de vacinação contra a gripe imunizou 16.878 pessoas do público-alvo da campanha. Neste dia, a Prefeitura de Macapá manteve todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionando até às 17h, além de treze pontos fixos de vacinação, divididos em conjuntos habitacionais e algumas escolas. A campanha, que iniciou dia 10 de abril, já atingiu 80% da meta e segue o cronograma de vacinação por grupos prioritários.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária, o dia superou as expectativas e teve um número expressivo de doses aplicadas. “O dia D foi a oportunidade de todos os grupos prioritários serem atendidos, independente do cronograma que adotamos para imunizá-los. Tivemos uma boa adesão, principalmente dos idosos e crianças, que são nosso maior grupo prioritário. Agora, as unidades voltam atender de acordo com o cronograma, que segue até 31 de maio”, informa.

Nesta segunda-feira, 6, mais um grupo prioritário deve procurar a unidade mais próxima. São os professores, que tem de 6 a 10 de maio para receber a dose da vacina. O professor Ronaldo Moura preferiu se antecipar e buscou a unidade Cidade Nova no sábado mesmo. “Aproveitei para antecipar, já que a vacinação para professores ainda não começou. Preferi garantir logo a proteção, principalmente nesse período de muita chuva”, disse.

Veja o calendário:

10 a 19 de abril – crianças de 6 meses a menores de seis anos e gestantes;

22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde; puérperas;

29 de abril a 03 de maio – indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas;

04 de maio – Dia D de Mobilização Nacional;

06 a 10 de maio – professores;

13 a 17 de maio – portadores de doenças crônicas;

20 a 24 de maio – profissionais das forças de segurança e salvamento, do sistema prisional, população privada de liberdade;

27 a 31 de maio – adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Jamile Moreira

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: