Organização do Tratado do Atlântico Norte inicia reunião em Londres

Aliança militar completa 70 anos de existência

RTP

Líderes de 30 países participam a partir de hoje, em Londres, de reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte, coincidindo com o 70º aniversário da aliança militar.

O programa começará com uma conferência que reunirá políticos como o ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Denominada Inovando a Aliança, a conferência pretende debater o futuro da Otan, examinando “como lida com a incerteza geopolítica as mudanças de ameaças e novas oportunidades”.

O encontro vai também ser usado para antecipar novos desafios, incluindo nas áreas da internet e do espaço, tendo este último sido declarado no mês passado uma das suas esferas operacionais, juntamente com o ar, terra, mar e internet.

A reunião vai ser também uma oportunidade para confrontar os Estados Unidos pela ausência de coordenação com os aliados europeus quando decidiram a retirada do norte da Síria e a Turquia pelo comportamento unilateral.

Numa entrevista à revista britânica The Economist no início de novembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, considerou que “a Otan está com morte cerebral” e sugeriu o desenvolvimento de uma defesa europeia autônoma.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.