MA: A cada dia dois idosos sofrem violência em São Luís

Em São Luís, no Maranhão, cerca de 390 idosos sofreram algum tipo de violência neste ano. Os dados são da Defensoria Pública do Estado. Os principais tipos de agressão são a psicológica, com xingamento e discriminação; além da negligência e do abuso financeiro.

Para tentar enfrentar o problema, a Defensoria e outros órgãos que trabalham na proteção desta parcela da população com idade igual ou superior a 60 anos, lançaram uma campanha de conscientização.

O período foi escolhido para contemplar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 deste mês. A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Proteção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Izabel Lopizic, explica que a ideia é buscar o empoderamento do idoso. Ela destaca que muitas vezes ele sequer tem conhecimento de seus direitos.

“Às vezes o próprio idoso ele não tem a consciência de que ele é um cidadão. E que ele tem os direitos já garantidos na Constituição, no Estatuto do Idoso, na Política Nacional e Estadual. Então este idoso precisa ter este empoderamento, se reconhecer como cidadão. Então nós chamamos idoso e família para debater esta questão”, explica Izabel.

De acordo com a defensoria, cerca de 70% dos casos de violência contra idosos na capital maranhense aconteceram nos bairros de Fátima, Monte Castelo e Vila Palmeira; regiões que abrigam o maior número de pessoas idosas da cidade. A coordenadora do Capvi destaca que todas as denúncias recebidas são apuradas. Ela enfatiza que a depender do caso, o idoso pode até mesmo ser retirado de casa. Mas o objetivo é, por meio da conciliação, manter os vínculos familiares.

Izabel Lopizic alerta ainda que a vítima de violência ou a pessoa que testemunhou algum tipo de agressão ao idoso deve denunciar. Basta ligar no Disque 100 ou procurar o atendimento da Defensoria pública.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.