Veículos piratas operam livremente na Perimetral Norte
As empresas de ônibus que operam na rodovia Perimetral Norte (BR-210), com viagens aos municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, além de amargarem prejuízos com a queda brusca no número de passageiros estão enfrentando uma concorrência ilegal e desleal com os veículos piratas que atuam na região.
A ausência de fiscalização levou os clandestinos a fundarem até uma cooperativa, dando ar de legalidade ao transporte irregular. Além de picapes que levam passageiros e mercadorias, veículos menores também operam ostentando o adesivo da entidade pirata.
Fotos dos veículos já enviados à Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) para provocar operações de fiscalização, já que é o Estado quem tem a prerrogativa de autorizar o transporte de cargas e passageiros na região além de fiscalizar as irregularidades.
Boa parte dos veículos piratas faz o trajeto principalmente entre os municípios de Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca, evitando assim o posto da Polícia Rodoviária Federal. No entanto, alguns trazem mercadorias e passageiros até Macapá.
As empresas afirmam que houve queda de 80% na arrecadação e que se uma fiscalização mais efetiva não ocorrer, poderão fechar as portas e demitir trabalhadores.
Renivaldo Costa

