Hubble flagra ‘choque de titãs’ no espaço

Duas galáxias a cerca de 275 milhões de anos-luz de nós estão nos estágios finais de fusão, e em breve a galáxia compacta resultante deverá entrar em um frenesi de formação de estrelas

Uma colisão cósmica cataclísmica ocupa o centro desta imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA. A imagem mostra o par de galáxias em interação IC 1623, que fica a cerca de 275 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cetus (A Baleia). As duas galáxias estão nos estágios finais de fusão. Os astrônomos esperam um poderoso influxo de gás para deflagrar uma explosão frenética de formação de estrelas na galáxia compacta resultante.

Esse par de galáxias interagindo é uma visão familiar. O Hubble já havia capturado o par IC 1623 em 2008. Na ocasião, usou dois filtros em comprimentos de onda ópticos e infravermelhos com a Advanced Camera for Surveys. Esta nova imagem incorpora novos dados da Wide Field Camera 3. Ela também combina observações feitas em oito filtros abrangendo comprimentos de onda infravermelho a ultravioleta para revelar em maiores detalhes o par IC 1623.

Veja mais na Revista Planeta

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.