Hoje é dia nacional de luta dos povos indígenas

  • Dia Nacional do Gráfico.

  • Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. [O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é celebrado desde 2008, quando aprovada a Lei 11.696, de autoria do senador Paulo Paim. A data escolhida é uma homenagem ao guarani Sepé Tiaraju, guerreiro morto em 7 de fevereiro de 1756 durante a histórica Batalha de Caiboaté, em São Gabriel (RS). O motivo do conflito foi o Tratado de Madrid, que estabelecia novas fronteiras entre as colônias da Espanha e de Portugal e, consequentemente, determinou a evacuação da população que vivia na República Guarani, na região das Missões, abrangendo o que são hoje o oeste do Rio Grande do Sul, o norte da Argentina e o Paraguai. Assim como Sepé, cerca de 1.500 indígenas foram mortos na batalha. Contudo, o corpo dele não foi encontrado e, assim, nasceu o mito de que o herói teria subido aos céus, tornando-se como um santo. Em 2017, o Vaticano autorizou o início do processo de canonização do guarani para se tornar, oficialmente, santo. Atualmente, a canonização está na fase de beatificação e pode demorar alguns anos para ser concluída].

  • Nasce, em Fortaleza (CE), o arcebispo Dom Hélder Pessoa Câmara (07/02/1909). Dom Hélder foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Pregava uma Igreja voltada para os pobres e a não violência. Ele faleceu a 27 de agosto de 1999, de parada cardíaca, em Recife, Pernambuco.

  • Nasce, na Inglaterra, o escritor Charles Dickens (07/02/1812). Foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. Entre os seus maiores clássicos estão David Copperfield e Oliver Twist. O autor faleceu em 09/06/1870 (58 anos), em Higham, Kent, Inglaterra.

  • Nasce, em Lanús, provícia de Buenos Aires (Argentina), a 07/02/1901 Hector Julio Páride Bernabó, conhecido pelo nome artístico de Carybé. Ele foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, brasileiro naturalizado e residente no Brasil desde 1949 até sua morte, ocorrida a 02/10/1997, em Salvador, Bahia.
  • Nasce, em Mar del Plata (Argentina), Hector Babenco (07/02/1948), um cineasta argentino naturalizado brasileiro (1977), de ascendência judaico-ucraniana. Foi diretor de filmes como Pixote, a Lei do Mais Fraco e Carandiru, além de O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual recebeu a indicação ao Oscar de melhor direção em 1986. Hector morreu a 13/07/2016, após ser internado no dia anterior para tratar de uma sinusite no Hospital Sírio-Libanês, quando teve uma parada cardiorrespiratória.

  • Dia de São Ricardo [Nasceu na Inglaterra, no século VII, e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Faleceu no ano de 722 quando estava a caminho da Terra Santa].

……………………………..
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.